Sistema Estadual de Financiamento de Projetos Turísticos
Atualmente, o Estado de Santa Catarina tem como principal instrumento de fomento à cultura, o Fundo Estadual de Turismo (Funturismo), regido pela Lei n° 13.336 de 2005, Decreto nº 1.309 de 2012. Esta legislação institui, no âmbito do Estado de Santa Catarina, o Sistema Estadual de Incentivo à Cultura, ao Turismo e ao Esporte - SEITEC, com objetivo de estimular o financiamento de projetos culturais, turísticos e esportivos especialmente por parte de contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS, na forma e nos limites estabelecidos na Lei.
Sistema de Transferências SIGEF
A partir de 2013 o Funturismo passou a ser realizado por intermédio do Módulo de Transferências do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal - SIGEF. Sendo assim, para que uma proposta seja aprovada e apoiada financeiramente, deverá ser cadastrada nos Programas de Transferências criados pelos órgãos governamentais seguindo toda a tramitação exigida.
Programas de Transferência
Programa Transferência consiste em regras e critérios estabelecidos pelo concedente para o repasse dos recursos públicos de forma voluntária, tais como: quem pode enviar propostas para o programa, qual o percentual de contrapartida, critério de seleção, entre outros. Os programas são criados a cada ano para atender as prioridades do setor turístico, em parceria com o Conselho Estadual de Turismo.