A- A A+

A ADR Vale, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional em Brusque, e Santur realizaram na sexta-feira (23), em Brusque, um encontro sobre Governança e Desenvolvimento Turístico no Vale Europeu e Rota Vale Mais. Participaram do evento secretários municipais de turismo de Botuverá, Brusque, Blumenau, Ituporanga, Nova Trento e Tijucas, além de representantes do Consórcio das Águas, de Timbó.

 O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Rubens Walendowsky, abriu os trabalhos falando sobre o turismo em Santa Catarina. “Não existe um estado que esteja tão organizado para executar um trabalho horizontalizado como Santa Catarina”, destacou. Walendowsky ressaltou também a importância do turismo no interior e citou como exemplo a instalação do Bondinho em Nova Trento. “Estão vendo a realidade do desenvolvimento da região”, disse o secretário.

  A gerente de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Wypes Sant’Ana de Liz, falou aos presentes sobre o 1º Fórum das Instâncias de Governança do Estado de Santa Catarina. O evento acontecerá em Lages, nos dias 23 e 24 de agosto. “Falaremos sobre políticas e programas que os estado desenvolve e está implantando”. Segundo a gerente, na pauta estão o Plano Catarina e suas interfaces regionais e o desenvolvimento do turismo em Santa Catarina, entre outros assuntos. Também será discutida a implantação do Observatório de Turismo Regional para o Vale Europeu.

A ADR Vale, que é a entidade de Governança do Vale Europeu e do turismo tntegrado na SDR Brusque, também apresentou as ações desenvolvidas neste ano. Segundo Ademir Moraes, coordenador de comunicação do órgão, estão em fase de estudo a implantação da certificação através do Selo de Qualidade Turística e a criação de dois roteiros ligados ao turismo religioso e de compras. Além disso, a ADR vem realizando diversos encontros para sensibilizar e capacitar profissionais e representantes do turismo na região. Também foram apresentadas as peças publicitárias que reforçam a inserção da Rota Vale Mais no Vale Europeu.

 Para finalizar o encontro, Rubem Moyano, integrante da Comissão de Desenvolvimento de Turismo Religioso do Paraná, mostrou aos participantes a experiência do estado através da integração do segmento e com a criação da Rota da Fé.

 Entre outros aspectos, Moyano destacou o turismo religioso inserido no turismo rural, por meio do contato com a natureza. O palestrante também ressaltou o desenvolvimento do roteiro vislumbrando portadores de necessidades especiais. “Precisamos fazer turismo religioso para todos”, enfatizou. “No Paraná, apesar da falta de infraestrutura e atrativos, o turismo religioso ficou conhecido. Então imagine em Santa Catarina, com todos seus atrativos”, disse Rubem, explicando como pode ser o resultado de um trabalho turístico bem realizado.

 Para a diretora do Santuário de Santa Paulina, Irmã Terezinha Pamplona, os turistas precisam de espaços onde possam se integrar a Deus e a natureza. “Hoje temos nas mãos um desafio, pois o número de pessoas que nos visitam é grande e aumenta cada vez mais”, disse.

 Segundo a gerente de Políticas de Turismo do Estado, a prioridade para 2011 é trabalhar os principais segmentos do Vale Europeu, e um deles é o religioso. “Outras religiões também farão parte”, explica Elisa.

Assessoria de Comunicação SDR Brusque

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito