A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte engaja-se na prevenção e no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. A SOL apresentou no curso de formação de multiplicadores da região Sul, realizado nesta semana em Santa Catarina, algumas ações previstas nas políticas estaduais. O curso é uma das etapas do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, um projeto do Ministério do Turismo com coordenação e execução do Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília (UnB).
O evento, com o slogan “Exploração sexual de crianças e adolescentes não é turismo. É crime”, terminou hoje (23/07) em Florianópolis e reuniu, entre outros, representantes da gestão pública, de cursos universitários de turismo e de profissionais da segurança pública, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Cada Estado elaborou um plano de ação com propostas de prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, o que culminou com o desenvolvimento da Carta de Florianópolis.
Elisângela Machado, coordenadora de projetos de turismo do CET, presente no evento, afirma que após cada região formular sua carta de compromisso, será elaborada uma carta única, nacional, com as propostas de todo o país. “A meta é formar cinco multiplicadores em cada Estado do Brasil”, aponta Elisângela. Ela também explica que as cidades sede da Copa de 2014 também receberão oficinas sobre o assunto. “É a primeira vez que o setor turístico assina uma carta desse tema”, ressaltou Elisângela sobre a importância do projeto.
A gerente de políticas de turismo da SOL, Elisa Wypes Sant’Ana de Liz, ressaltou que o Estado trabalhará em suas 10 regiões turísticas na prevenção e no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. “O programa já está na nossa política de Estado, e entra dentro de outros programas da Secretaria. Vamos trabalhar em todos os eixos do turismo”, ressaltou Elisa de Liz. A coordenadora de projetos de turismo do CET, Elisângela Machado, parabenizou o Estado de Santa Catarina por ser o primeiro das 27 federações a ter essa iniciativa.
Após a Carta de Florianópolis a próxima etapa do projeto é a capacitação da região Sudeste e o desenvolvimento da Carta de Vitória – ES, sede do evento, que acontecerá entre os dias 27 e 30 de julho.