O atleta Mateus Kobiyama conquistou o bicampeonato na categoria de 14 a 16 anos de idade no Mundial de Taekwondo Songahm 2010, realizado entre os dias 21 e 27 de junho em Little Rock, capital de Arkansas, nos Estados Unidos.
O taekwondista recebe patrocínio do Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, por meio do Fundesporte. Segundo Mateus, este apoio possibilitou custear seu treinamento, além de cursos, inscrições em campeonatos, transporte, alimentação e hospedagem.
Como contrapartida social ao apoio recebido, o atleta pretende realizar palestras para crianças da Rede Pública de Ensino de Florianópolis, em parceria com o professor Fernando Marques, seguindo os princípios do taekwondo de cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espírito indomável.
"É importante levar a mensagem deste bom exemplo para as crianças, além de ser um grande incentivo para a prática de esportes", afirmou Valdir Walendowsky, secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, ao referir-se à inclusão social por meio do esporte, que fundamenta as políticas da área em Santa Catarina com o financiamento do Fundesporte.
O Campeonato Mundial de Taekwondo das Organizações American Taekwondo Association (ATA), Songahm Taekwondo Federation (STF) e World Traditional Taekwondo Union (WTTU) é considerado o maior torneio de artes marciais do mundo, com uma média de 8 mil a 10 mil competidores de diversas nacionalidades, idades e graduações, incluindo para-atletas.
Neste ano, Mateus ficou em 1º lugar na categoria sparring (luta) e em 2º lugar em fórmula (apresentação de golpes) no Mundial. Aos 16 anos, compete no nível 3, com faixa vermelha. Após derrotar um canadense e um sul-africano, disputou a final com um americano valendo o troféu que traz impressa a palavra "conhecimento" em japonês (foto).
“Com o taekwondo eu posso me focar, me concentrar. Estava treinando para o Mundial até nos sábados e domingos, deixei de participar de festas, de encontrar meus amigos e minha namorada. Ganhar a competição é o melhor que pode acontecer, faz valer a pena a rotina cansativa de treinamento”, disse o atleta, que treina de uma a duas horas por dia, três a quatro vezes por semana, sendo que quando um campeonato se aproxima o ritmo de preparação aumenta.
Filho de pai japonês e de mãe catarinense, Mateus é natural de Curitiba, mas vive em Florianópolis desde 2003. Aos 13 anos de idade se matriculou na Academia Top Martial Arts para aprender a arte marcial coreana de defesa pessoal. "Um amigo já fazia taekwondo e eu me interessei. Meu pai, que admira muito artes marciais, me incentivou a praticar o esporte". O atleta acabou influenciando a irmã caçula, atualmente com 13 anos, que se dedica a outra arte marcial, o caratê.
Com um histórico vitorioso, Mateus considera ídolos seus professores Rodolpho Cavenatti, Eduardo Bigolin e Fernando Marques. Em seu primeiro campeonato, o Sul Brasileiro de 2008 em Balneário Camboriú, o taekwondista já foi campeão na categoria fórmula. Em 2009, foi campeão em sparring e vice-campeão em fórmula no Campeonato Brasileiro realizado em Curitiba e conquistou o 2º lugar em sparring e o 3º lugar em fórmula no Sul Brasileiro, em Itajaí. No Campeonato Mundial, disputado nos Estados Unidos, Mateus venceu nas duas categorias. Este ano, no Campeonato Brasileiro em Caxias do Sul, foi campeão em fórmula e vice-campeão em sparring.
Agora o atleta se prepara para disputar o Campeonato Brasileiro, que será realizado em Curitiba no mês de agosto. Em setembro vai competir no Campeonato Estadual em Florianópolis e em outubro no Pan-americano em Buenos Aires, na Argentina. Outro desafio deste ano será a mudança de categoria, em que vai lutar com competidores de 17 a 29 anos, a partir da primeira etapa do Brasileiro, que será disputado em novembro em Balneário Camboriú. No próximo ano, Mateus planeja obter a faixa preta e repetir a trajetória de sucesso na nova categoria.
Secretário Valdir Walendowsky cumprimenta o taekwondista
bicampeão mundial Mateus Kobiyama (22/07/2010)