A- A A+

O 28º Festival de Dança de Joinville começou na última quarta-feira (21) e segue até o dia 31 de julho, com programação para todos os gostos. O evento é patrocinado pelo governo do Estado, através do Funcultural. Espetáculos, mostras competitivas e não competitivas, atividades didático-pedagógicas, seminários e oficinas são algumas das atividades programadas.

  

 Na noite de abertura, o palco do Centreventos Cau Hansen recebeu o consagrado Musical “Pernas pro Ar”, da bailarina e atriz Cláudia Raia, que chegou à cidade após percorrer 15 capitais brasileiras em 2010. “Pernas pro Ar” é um musical com alta tecnologia que conta com projeções volumétricas, softwares, sensores, câmeras e projetores.

  

 Na segunda-feira (26) acontecerá a Noite de Gala. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresenta o Balé Giselle, um espetáculo consagrado nos quatro cantos do mundo, em uma versão coreográfica do mestre russo Vladimir Vasiliev. Fazem parte do espetáculo 80 alunos da Escola Bolshoi e os dois primeiros bailarinos do Teatro Bolshoi de Moscou: Marianna Ryzhkina e Andrei Uvarov.

 

 A Mostra Competitiva, um dos momentos mais aguardados pelos grupos de dança de todo o País, inicia dia 22 e termina dia 30 de julho, sempre às 19 horas, com uma breve interrupção no dia 26 de julho, para a Noite de Gala. Nestas noites, grupos de 21 estados brasileiros e de outros dois países, Argentina e Paraguai, apresentarão seus trabalhos nos gêneros Balé Clássico, Balé Clássico de Repertório, Dança Contemporânea, Danças Populares, Jazz, Sapateado e Dança de Rua. Todos buscam alcançar os primeiros lugares nas noites competitivas e se consagrar com os prêmios especiais ao final do Festival.

 

 

Na Noite dos Campeões, os melhores de cada gênero voltam ao palco para se apresentar e saudar o público. Nesta noite também são conhecidos os ganhadores dos prêmios especiais (melhor grupo, coreógrafo revelação, melhor bailarina, melhor bailarino e bailarino revelação).

 

 Realizado há 11 anos, o Meia Ponta volta a ser competitivo na edição de 2010. Contará com 29 grupos e 37 coreografias, nos gêneros Balé Clássico, Balé Clássico de Repertório, Danças Populares, Dança de Rua, Jazz e Sapateado, apresentadas por jovens de 10 a 12 anos. O evento acontece de 26 a 28 de julho, às 14 horas, com reapresentação às 16 horas, no Teatro Juarez Machado. No dia 28, às 15 horas, acontece a Tarde dos Campeões, reservada às coreografias que se destacaram no palco. 

 

 Os Palcos Abertos são espaços onde tanto os moradores de Joinville quanto os visitantes podem assistir gratuitamente a diversos espetáculos de dança. Este ano são 17 Palcos Abertos, montados em praças, shopping centers, bairros, indústrias e até hospitais. As novidades desse ano são as apresentações no Mercado Público Municipal e no Restaurante Popular. Esses espetáculos também passam pela rigorosa seleção do Conselho Artístico do Festival.

 

 Em 2010, a Mostra Contemporânea de Dança será realizada de 22 a 28 de julho. As oito companhias de vários estados brasileiros e da Espanha se apresentarão nos palcos do Teatro Juarez Machado e Teatro do Sesc, além da  “Dança Contemporânea em Domicílio” que irá aonde o público  chamar. As companhias convidadas para a Mostra Contemporânea de Dança também ministram aos participantes do Festival os Workshops Coreográficos, compartilhando os estudos, pesquisas e questionamentos que norteiam seus trabalhos.

 

O 5º Encontro das Ruas será realizado de 22 a 25 de julho, no Sesc. Nos dias 22, 23 (apenas para participantes e jurados) e 24 a partir das 14 horas e no dia 25 às 10 horas. A programação reúne eventos como a Oficina de Graffiti (22 e 23), a Mostra de Graffiti, as batalhas de MCs, Breaking, Hip Hop FreeStyle, Popping, Locking e House Dance (24 e 25), além de um debate sobre “A sobrevivência da Arte Urbana”, dia 23. Para coroar esse encontro será realizado um show no dia 24, às 18 horas, no Sesc, com o rapper Emicida.

 

 Os cursos e oficinas, ministrados por profissionais da dança do Brasil e do exterior, integram a programação didático-pedagógica do Festival, que atrai bailarinos de todo o País, em busca de aperfeiçoamento e atualização. Este ano, serão oferecidas 1.630 vagas distribuídas em 48 turmas de 14 cursos, com 30 professores, englobando desde o balé clássico até o jazz, contemporâneo, sapateado e dança de rua.

 

 Os Seminários de Dança chegam à quarta edição, este ano com o tema “O Avesso do Avesso do Corpo – Educação Somática como Práxis”, com 400 vagas abertas a todos os interessados. O evento, que acontece de 29 a 31 de julho no Teatro Juarez Machado e salas de apoio, busca provocar uma reflexão sobre como usar adequadamente esse corpo e seu potencial criativo e expressivo. No primeiro dia do evento será feita uma homenagem a Roberto Pereira, pesquisador, crítico de dança e ex-integrante do Conselho Artístico do Festival. Também será lançado o livro “Seminários de Dança 3 – Algumas Perguntas sobre Dança e Educação”, resultado das discussões desenvolvidas no ano passado.

 

O Projeto Dança Comunidade demonstra a responsabilidade social do Festival de Dança de Joinville. Com oito anos de existência, tem o objetivo de oferecer conhecimento para quem o utiliza para o bem e para a arte. Neste ano, o Dança Comunidade oferece dois fóruns gratuitos, totalizando 300 vagas, que irão abordar duas vertentes: a Dança em Projetos Sociais, com o tema “Um lugar especial”, no dia 28, e Dança e Educação, com a temática “A concepção de aprendizagem das ações complementares à escola”, no dia 29. Os fóruns acontecem no Teatro do Sesc, no dia 28 das 15h às 18 horas e no dia 29 das 14h às 17 horas.

 

A Rua da Dança também é um evento garantido neste Festival e será realizada em um novo local, a Praça Lauro Müller (Praça da Biblioteca Municipal), nos dias 24 e 25 de julho. Um espaço onde as pessoas poderão participar gratuitamente de aulas abertas de dança de salão, danças populares, dança de rua, capoeira, práticas de percussão, entre outras atividades. O evento acontece nos dois dias das 10h às 17 horas.

 

A Feira da Sapatilha é, sem dúvida, o local onde todos que participam do Festival de Dança de Joinville se encontram e se confraternizam. O Expocentro Edmundo Doubrawa, ao lado do Centreventos Cau Hansen, é o espaço que reúne um dos Palcos Abertos do evento, 73 expositores que comercializam produtos voltados para os bailarinos e artesanatos da região, e o Espaço Literário. Nesta edição, uma das novidades é o estande que terá pela primeira vez uma loja exclusiva da marca “Festival de Dança”.

 

Em sua terceira edição a Passarela da Dança será realizada em três dias, 27 a 29, no piso térreo do Centreventos Cau Hansen, ao lado do Bolshoi. Produtos exclusivos dos expositores da Feira da Sapatilha farão parte do figurino dos modelos (entre eles participantes) que desfilarão, sempre a partir das 17 horas, grandes marcas e muita novidade. A entrada é gratuita.

 

Também em sua terceira edição, o Visitando os Bastidores atende a curiosidade da comunidade e turistas que desejam saber o que acontece nos bastidores do Festival da Dança. As visitas guiadas podem ser feitas mediante agendamento, no balcão de informações da Feira da Sapatilha, todos os dias, de 22 a 31 de julho, das 14 às 17 horas, gratuitamente. A ideia é que grupos de até dez pessoas conheçam as instalações do Centreventos Cau Hansen e tudo que cerca a realização do Festival de Dança de Joinville. 

 

Assessoria de Imprensa Festival de Dança de Joinville

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito