Iniciativa da região Caminho dos Canyons pode ser replicada nas demais com o intuito de promover a maior participação das cidades no processo de desenvolvimento da atividade que representa 12.5% do PIB catarinense
O parque onde à noite acontece a abertura do maior arraial catarinense, a 12ª Arraial Fest, com apoio do Funturimo, em Sombrio, atraindo turistas de toda a região Sul nesta época do ano, recebeu o primeiro Seminário Regional de Turismo “Caminho dos Canyons”, nesta sexta-feira (16/07). O evento organizado pela Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense – AMESC e da Prefeitura de Sombrio, com promoção da Instância de Governança Caminho dos Canyons reuniu autoridades locais e estaduais, representantes de setores de gestão pública e privada do turismo.
O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte Valdir Walendowsky discursou pela inserção dos municípios no contexto das ações em prol do desenvolvimento da atividade em Santa Catarina. “As políticas de organização para a gestão regional do turismo, infraestrutura e promoção são a contribuição do governo neste processo de qualificação do destino Santa Catarina para aumentar o número de visitantes e gerar uma demanda cada vez mais pulverizada, diante dos diferentes atrativos que nosso estado oferece para o ano inteiro”, disse o secretário. Walendowsky citou como modelo para Santa Catarina o sistema europeu de desenvolvimento do turismo, que se fortalece a partir das cidades, com a gestão cada vez mais local, aproveitando ao máximo os elementos da cultura, tradição e economia, bem como os recursos da natureza. “Este modelo de teias regionais fortalece o produto, tornando-o mais competitivo no mercado global”, explicou. O diretor da AMESC, Jobson Martinho, o secretário de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Heriberto Schmidt e o prefeito de Sombrio José Tiscoski participaram da abertura do seminário.
No painel Desenvolvimento Regional do Turismo do Estado de Santa Catarina, com a gerente de políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Wypes Sant’Ana de Liz, e o secretário de Estado Valdir Walendowsky, mediado pela secretária de Turismo Indústria e Comércio de Gravatal, Marta Régis Fogaça Vieira, abordou os avanços já conquistados nos últimos sete anos de gestão do turismo em Santa Catarina, de acordo com as políticas nacionais de Regionalização e Segmentação. A secretária de Gravatal defendeu a parceria entre o Governo do Estado, os municípios, os setores de educação e o empresariado como a “receita de sucesso” para o desenvolvimento da atividade turística no estado. “Aprendemos a planejar juntos e isso foi o grande passo que demos para o turismo acontecer. Afinal, o turismo é bom para o visitante desde que seja também para os que vivem esta realidade o ano inteiro e colhem os frutos desta atividade econômica e social”, afirmou Marta.
A interlocutora do MTur em Santa Catarina, Elisa Wypes Sant’Ana de Liz traçou as metas para 2011, de acordo com o Plano Estadual de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Esporte (PDIL) e esclareceu aos representantes dos 15 municípios que integram a região turística Caminho dos Canyons que os projetos das regiões deverão estar fundamentados nas demandas eleitas pela região para que sejam contemplados pelos recursos do Funturismo para o ano que vem. “A caneta, o poder de decisão está com os municípios e, para que isto seja viável, é preciso que as cidades se organizem, planejem suas prioridades”, afirmou. Elisa também anunciou a criação dos Observatórios de Turismo nas 10 regiões turísticas do estado. Segundo a gerente de Políticas de Turismo da SOL, estes centros de estudos com a participação das instituições de ensino catarinenses terão orçamentos próprios e também editais para projetos na área.
O diretor de Marketing da SANTUR, Flávio Agustini apresentou as diretrizes para a promoção do turismo nas regiões de acordo com o Plano Catarina de marketing. No início de 2010, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte entregou o Plano de Desenvolvimento do Turismo, com as devidas premissas promocionais para cada uma das regiões e deu posse aos Conselhos Regionais. O diretor de Marketing da SANTUR falou sobre tais estratégias que devem partir das regiões turísticas também e anunciou o calendário de eventos para 2010, incluindo as feiras internacionais, deixando alguns a disposição para a participação das regiões e seus municípios. O diretor de Marketing da SANTUR também anunciou a lançamentos antecipados da temporada de verão para mercados estratégicos como o Mercosul e o Chile.
Cases de consórcios como o da região da Costa Verde Mar e gestões aplicadas à região turística do Vale Europeu, com o Cicloturismo, foram apresentados pelos representantes das instâncias regionais para a troca de experiências. A pauta do seminário incluiu, ainda, temas como desafios para o turismo sustentável em Santa Catarina, o aproveitamento dos recursos naturais para segmentos como o Ecoturismo e Turismo de Aventura, o associativismo e agroecologia dentre outros assuntos pertinentes.