Em seu primeiro ano na categoria sênior, o judoca catarinense Marcelo Ferreira Filho apresenta bom desempenho nas competições. O esportista, patrocinado pelo Fundesporte desde 2009, disputou a World Cup San Salvador, realizada na capital de El Salvador, na América Central, no dia 27 de junho.
Na disputa pelo terceiro lugar, o atleta derrotou o adversário americano por ippon, termo japonês utilizado quando um golpe aplicado dentro das normas resulta na projeção do adversário, com queda de costas para o tatame. O ippon também pode ser atribuído em casos de imobilização dentro do tempo regulamentado, ou desistência do oponente. No judô, a luta pode ser decidida com um único golpe.
Aos 20 anos, Marcelo é o primeiro judoca catarinense da categoria adulto a conquistar medalha em uma competição internacional. Com a vitória, passou a ser o quinto brasileiro melhor colocado no ranking da IJF (International Judo Federation) em seu grupo de atuação.
Em agosto, o atleta viajará para Miami para disputar mais uma etapa do circuito, na World Cup Miami, nos Estados Unidos. A competição vale pontos para o ranking mundial da categoria.