Desde 2009, o governo do Estado de Santa Catarina, através do Fundesporte, apóia a golfista Julia Debowski. Aos 13 anos, a atleta coleciona vitórias, entre elas o título de campeã brasileira na categoria juvenil. No próximo mês, a atleta participará da “The Junior Open Championship 2010”, uma competição de golfe internacional que acontece a cada dois anos, desde 1994. O campeonato será realizado na Escócia, de 12 a 14 de julho, no Lundin Golf Club.
Para o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, uma das propostas do fundo é incentivar os talentos esportivos estaduais. “Nas Olímpiadas de 2016, depois de 112 anos, o golfe voltará a ser considerado uma modalidade olímpica, e Julia é uma promessa para representar o país e o Estado de Santa Catarina no mundial”.
Apenas dois esportistas do Brasil que competem na categoria juvenil foram escolhidos para fazer parte do evento. No final dos jogos, Julia irá participará de workshops com os melhores profissionais de golfe mundial. A atleta treina cinco vezes por semana, durante três horas, no Costão Golf, na Praia do Santinho, em Florianópolis.