Começou na última terça-feira (22) o South to South Santa Marta Pro no Cabo de Santa Marta, localizado a 15 quilômetros do centro histórico de Laguna. O evento é patrocinado pelo Governo do Estado, através do FUNDESPORTE, e pelo Governo Federal, através do Ministério do Turismo. A realização é da Mídia Express Publicidade, em conjunto com a Inloco Marketing Promocional e Prefeitura Municipal de Laguna.
A estrutura da etapa nível 5 do ASP World Star está instalada na Praia do Cardoso, mas o evento é móvel pela região do Farol de Santa Marta. 128 surfistas se inscreveram para disputar 120 mil dólares e 2 mil pontos no ranking de acesso para a elite do ASP World Tour.
Para o secretario de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, o evento esportivo internacional movimenta a economia local e destaca Santa Catarina como destino turístico. “Atletas de vários países participam do campeonato. A mídia internacional acompanha o evento e tem a oportunidade de conhecer a cidade de Laguna, famosa pela natureza preservada e pelo Canal do Molhes, local onde pescadores e botos trabalham juntos na captura de peixes”, afirma.
Uma das atrações da abertura foi o catarinense Teco Padaratz, duas vezes campeão mundial do WQS, em 1992 e 1999. Ele já abandonou as competições, mas estreou com uma vitória sobre o surfista de Fernando de Noronha (PE), Patrick Tamberg, e o gaúcho Robson Borba, que acabou sendo eliminado da disputa.
O evento segue até o próximo domingo (27) e pode ser acompanhado ao vivo pela internet no site www.santamartapro.com.br
Com informações da Assessoria de Imprensa da ASP South América