O calendário esportivo de Santa Catarina reserva ao público eventos de grande porte. Alguns deles merecem destaque pela superação dos participantes. As competições da 1ª edição dos Jogos Paradesportivos Escolares de Santa Catarina começaram na última quarta-feira (16), em Caçador, no meio-oeste, e seguem até o próximo sábado (19). Alunos especiais de 50 instituições de ensino do Estado, com idade entre 12 e 15 anos, disputam provas de atletismo, bocha, goalball, natação e tênis de mesa. Cerca de 130 atletas de 20 municípios catarinenses participam das competições.
O Parajesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), com o apoio da Prefeitura de Caçador e da Secretaria de Desenvolvimento Regional. Na programação, cursos de capacitação para professores e técnicos envolvidos no evento.
A SOL, através da Gerência de Políticas do Esporte, desenvolveu um questionário que foi aplicado nos primeiros dias do evento. Participantes, técnicos e gestores regionais e municipais responderam a lista de perguntas, que tem a finalidade de levantar informações sobre as políticas de esporte e lazer existentes nas regiões, analisar o nível de satisfação com relação ao evento e captar sugestões.
“Faremos uma análise quantitativa dos questionários e a repassaremos ao Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, e ao presidente da Fesporte, Pedro José de Oliveira Lopes. Através dessas informações, será possível melhorar, adaptar, ou até mesmo reformular algumas ações. É importante abrir espaço para que os profissionais exponham suas necessidades e para que possamos a cada ano aprimorar o evento”, explica a gerente de políticas do Esporte, Rosângela Gomes de Castro. A aplicação de questionários vem sendo adotada em todos os eventos esportivos promovidos pela SOL e pela Fesporte.
O Parajesc é a versão escolar dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina, que são referência nacional quando o assunto é aliar esporte e inclusão de pessoas com necessidades especiais. A abertura da 6ª edição do Parajasc acontecerá no dia 24 de junho, no Centro de Eventos Itajaí, local onde acontece a tradicional Marejada, no litoral catarinense.
Durante sete dias, 1691 atletas com deficiência física, intelectual, auditiva e visual participarão de competição de basquete, tênis de mesa, futsal, bocha, atletismo, natação, ciclismo, goalball, e xadrez. Mais de 500 profissionais estão envolvidos na organização do evento.
Os campeões dos Parajesc e os do Parajasc com idade até 19 anos vão participar da seleção catarinense que disputará as Paraolímpiadas Escolares Brasileiras. O evento acontecerá entre 6 e 11 de setembro de 2010, na cidade de São Paulo.