Junho é o mês em que iniciam duas das maiores mostras do calendário cultural catarinense. O 14º Florianópolis Audiovisual Mercosul, que acontece de 11 a 18 de junho no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, e a 9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, realizada entre os dias 19 de junho e 4 de julho no Teatro Governador Pedro Ivo, no Majestic Palace Hotel e no Teatro Álvaro de Carvalho, são patrocinados pelo Funcultural.
Em 2009, foram autorizados para projetos na área do cinema sinalizados com aprovação mais de três milhões de reais do fundo de apoio à cultura. Este ano, o FAM receberá 347 mil reais de incentivos do Estado, e a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, 300 mil reais.
De acordo com o Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, esses eventos integram a política de democratização da cultura em Santa Catarina. “O cinema, mais do que uma opção de entretenimento, é um canal para expressar a criatividade e adquirir conhecimentos históricos, políticos, artísticos. A nossa intenção é estender o acesso a toda a população do Estado, em suas diversas faixas etárias, com entrada gratuita ou mediante valores simbólicos”, comenta.
O 14º FAM tem como proposta a divulgação e integração das produções audiovisuais de caráter cultural do Mercosul. As mostras competitivas e as não-competitivas que compõem o evento reúnem profissionais do setor e são um espaço para o público, que tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o mundo do cinema. O evento contribui para o desenvolvimento de filmes e vídeos de qualidade e divulga novos talentos na área. Na abertura da mostra, na última sexta-feira (11/06) o diretor Geral da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte Guilberto Savedra, representando o governador do Estado, Leonel Pavan. destacou a importância do festival para Florianópolis, bem como as políticas do Governo do estado para o setor.
Em sua 9ª edição, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, considerada o maior evento brasileiro na área, reúne filmes de 14 estados da federação e de 10 países. Durante 16 dias, alunos, pesquisadores, professores, cineastas e o público em geral farão parte da platéia de teatros e salas de debate sobre o assunto. São 73 curtas brasileiros, além de produções de países como Irã, Índia, Espanha, França e Estados Unidos. "Além do FAM, que é o principal evento do setor audiovisual, outros eventos abrem espaço para este trabalho de sucesso e vanguardista feito pelos profissionais da cultura em SC, como é esta mostra com produções voltadas ao público infantil, cada vez mais exigente e atenta aos acontecimentos de seu mundo", diz Antônio Ubiratan de Alencastro, presidente da Fundação Catarinense de Cultura.
O festival desenvolve o seu 3º Pitching, uma seleção de projetos que pretendem disputar recursos internacionais no Fórum de Financiamento do BUFF Festival, na Suécia. No dia 19 de junho, acontecerá a pré-estréia do longa-metragem “Eu e meu guarda-chuva”, dirigido por Toni Vanzolini e premiado no 1º Pitching. A expectativa é de que 25 mil crianças assistirão aos filmes da Mostra em suas comunidades ou nos teatros.
Confira a programação das mostras nos sites: www.panvision.com.br e www.mostradecinemainfantil.com.br