A- A A+
A freguesia do Ribeirão da Ilha viverá uma quarta-feira diferente nesta semana. No Centro Social Comunitário, em frente à Escola Dom Jaime de Barros Câmara, no dia 28 de maio, ocorrerá a apresentação do espetáculo “A Tempestade”, texto do dramaturgo inglês William Skakespeare. A iniciativa está inserida no projeto Shakespeare nas Escolas, desenvolvido pela Oficinas de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Fundo de Incentivo à Cultura - Funcultural. Iniciado em março deste ano, o programa envolve 14 estudantes que vivem a sua primeira experiência nos palcos. A apresentação da peça dentro da própria escola ocorre depois de uma pequena turnê que passou por escolas dos municípios de Camboriú e Tijucas. Na sexta-feira, dia 30, a peça será recebida pela Escola Feliciano Pires, em Brusque. A obra de Shakespeare atrai um grupo de adolescentes que descobriu o dramaturgo inglês como potência de construção de sensibilidade e de sonho.

Desde outubro de 2007, os alunos da Escola de Educação Básica Dom Jaime de Barros Câmara, estão mapeados para desenvolverem o programa. As experiências criativas na instituição foram determinantes na escolha. Inicialmente os alunos estudaram o texto “A Tempestade”, depois começar os ensaios realizados em três vezes por semana. Depois, partiram para apresentações em instituições escolares de municípios catarinenses. Na base conceitual do programa, o desejo de descentralizar as atividades das Oficinas de Arte da FCC e a convicção de que o teatro pode ser instrumento de formação cidadã. A iniciativa é inédita no Estado, porque não há no campo pedagógico das escolas públicas uma ação potencializadora do teatro como meio de disseminação dos conceitos de cidadania e que, simultaneamente, atenda cidades do interior, integrando comunidades escolares que, muitas vezes, atuam de forma isolada. Com coordenação e aulas do arte-educador Luciano Mateus, a iniciativa amplia a formação de jovens com aptidões cênicas e propõe uma reflexão em torno da obra de Shakespeare, situando sua importância na dramaturgia mundial, demarcando o seu contexto histórico literário, a riqueza dos personagens e, fundamentalmente, circunscrevendo a atualidade dos temas enfocados no espetáculo. Com metodologias adequadas, a estruturação do projeto prevê um modelo de montagem e pesquisa, que será apresentado aos professores dos cinco municípios contemplados na tentativa de estimular a multiplicação de iniciativas similares. Como complemento desta meta, ocorrerá a distribuição gratuita de um DVD contendo os principais momentos do trabalho e a realização de oficinas com alunos e professores e debates após os espetáculos.

Nos estudos e na dedicação dispensada aos três ensaios semanais, os jovens atestam a atualidade da obra do dramaturgo inglês. Para eles, Shakespeare fala da juventude, da vida, dos sonhos, das dificuldades, do poder. A experiência, segundo eles, revela que o teatro é fonte de alimento, exercício para trabalhar outras questões, entre elas a timidez, o corpo como fonte de expressão e comunicação, a auto-estima.

Assessoria de Imprensa do projeto
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito