A- A A+

 

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte participou da III Conferência Nacional do Esporte, realizada em Brasília entre os dias 03 e 06 de junho. A etapa estadual do evento em Santa Catarina aconteceu nos dias 29 e 30 de abril, em Florianópolis, após reuniões técnicas em 18 regiões do Estado envolvendo todos os municípios catarinenses.

 

 

Com o tema “Plano Decenal do Esporte e Lazer: 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”, o evento nacional foi organizado para definir políticas públicas e estratégias a serem aplicadas nessas áreas na próxima década. Durante o encontro, as delegações estaduais debateram as propostas que farão parte do plano a ser seguido pelo governo. Os documentos foram elaborados durante sete meses em etapas municipais e regionais nos 26 Estados e no Distrito Federal. Mais de 200 mil pessoas participaram do processo de formulação das políticas.

 

 

Um grupo com 30 delegados do Estado participou do evento. A SOL foi representada por membros da gerência de Políticas de Esporte, do Conselho Estadual de Esportes e do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina. Para a gerente de Políticas do Esporte, Rosângela Castro, a atuação da delegação foi produtiva. “Nós participamos de todas as etapas realizadas nas esferas municipal e estadual e apresentamos propostas importantes que serão aproveitadas no Plano Decenal, como a criação de órgão gestor próprio de Esporte e Lazer nos Estados e Municípios, a promoção do esporte de rendimento para projetar o país como potência esportiva mundial e a consolidação dos direitos do torcedor”, explica.

 

 

Entre as indicações catarinenses estão a promoção da gestão do conhecimento de esporte e lazer, a consolidação do apoio a pesquisas para a qualificação das políticas públicas nessas áreas, a construção, reforma e manutenção de equipamentos esportivos nas escolas e universidades públicas e a  ampliação do orçamento do esporte.

 

Todas as propostas discutidas na conferência farão parte do Plano Decenal do Esporte e Lazer. Algumas delas serão encaminhadas à Comissão de Elaboração de Projetos de Lei. Através dessa mobilização, o Ministério do Esporte pretende ampliar a capacidade administrativa das ações institucionais e inserir o Brasil entre as dez principais potências olímpicas do mundo, tendo em vista que o país receberá dois grandes eventos nos próximos anos: a Copa do Mundo, em 2014, e uma Olimpíada, em 2016.

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito