A Serra Catarinense promoveu nesta quinta-feira (27/05) a degustação gastronômica, com paçoca de pinhão e vinho de São Joaquim para convidados e jornalistas no Salão do Turismo, no Anhembi em são Paulo. A ocasião foi também de referência à Festa Nacional do Pinhão, que atrai milhares de turistas para Santa Catarina nesta época do ano. A festacomeçou na quarta-feira (26/05) em Lages, segue até o próximo domingo.
O evento com o patrocínio do Governo do Estado, por da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte com o Funturismo oferece uma ampla programação e diversas atrações em seus 11 dias de festa, também promete encantar os visitantes com 32 músicas nativistas inéditas, nas Sapecadas da Canção.
Por trazer nas letras de suas canções a essência das coisas simples e puras e um retrato do cotidiano dos povos que habitaram e habitam este sul do continente, alcançou entre os defensores e admiradores da cultura gaúcha inesgotável repercussão.
Ouvir e dançar ao som das canções do festival é ter o privilégio de ver belos "poemas se transformarem em músicas" numa das cidades catarinense que mais retrata os costumes e a tradição gaúcha.
Neste ano, 662 composições foram inscritas entre os dois concursos. Destas, 32 canções estão classificadas. São dezoito na 18ª Sapecada da Canção Nativa e mais quatorze na a 10ª Sapecada da Serra Catarinense, além das canções suplentes.
A 10ª Sapecada da Serra Catarinense ocorrerá no dia 28 de maio. Já a 18ª Sapecada da Canção Nativa será realizada nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, no Parque de Exposições Conta Dinheiro.
A banca de jurados é formada por um grupo de especialistas em música nativista de cidades catarinenses e do Rio Grande do Sul. Do Estado vizinho estarão presentes Sergio Carvalho Pereira, Siverio Barcellos, Fabiano Bacchieri. Já de Santa Catarina, Renan de Cordova Melo, Michael Parrizotto, Jeff Ronsani e Jones Andrei Vieira.
As classificadas para a 18ª Sapecada da Canção Nativa são: Petrificado; Pra um Buçalzito no Más; Sou Eu o Gaiteiro; Do Paso ao Rincão da Raia; Tempo Escrito; Até o Fim dos Meus Dias; Um Tango com a Lua; Carta à Querência; Jesus Maria; Se um Dia Eu me For; Um Tal De Cruz Credo; Santo da Gaita; A Los Ojos Del Rancho; Raio Guacho; Pampa e Flor; Quem Sabe na Cruz Sem Nome; Pá Saludar a Mi Pueblo e Muda de Tropilha. Já as suplentes pela ordem 1ª – Meu Sombreiro; 2ª Marcação;
As classificadas para a 10ª Sapecada da Serra Catarinense são: São as Luzes dos Teus Olhos; Cincerreada; Num Só Cantar; No Caminho dos Conventos; Linda Morena; De Sobrenome “Barro”; Versos das Lajens; Juca Guasqueiro; Amansando Juntas; Um Canto com Identidade e Querência; O Dia Em Que Mateei Com Deus; Guardião Das Pedras De Cima; Com a Cincha no Osso do Peito e, para finalizar Quem se Despede de um Flete. As suplentes da 10ª Sapecada da Serra Catarinense pela ordem são Parceiro Serrano e Sementes.
Para conferir a lista das canções classificadas com dados dos compositores e ritmos, acesse o site www.festadopinhao.com. Grupos trajados representando oito etnias (Afros, Poloneses, Italianos, Alemães, Letos, Holandeses, Árabes, Portugueses) irão invadir estabelecimentos comerciais e bancários, entidades, hotéis, restaurantes e ruas de Lages levando um pouco da alegria da Festa.
Neste primeiro fim de semana serão 36 pessoas responsáveis por assaltar culturalmente moradores da cidade e visitantes.
Como o objetivo é surpreender, “não divulgamos horários e locais, apenas a data”, diz Antônio Arruda, presidente da CCO.
Para quem gostar da pequena mostra cultural dos grupos durante os “assaltos”, poderá conferir posteriormente a apresentação completa no palco do Recanto do Pinhão, na praça central do calçadão, e no Palco Cultural dentro do Parque Conta Dinheiro.
A dupla Maria Cecília & Rodolfo se destacou em menos de dois anos de carreira no cenário da música nacional sertaneja. Em 2007, a dupla se apresentava em eventos como congressos da faculdade e violadas. Mostrando talento, simpatia, humildade e disposição, a dupla surpreendeu a todos e em menos de um ano alcançou o sucesso naturalmente.
Luan Santana já chamava atenção de toda a família com os acordes afinados das músicas sertanejas aos três anos de idade. Em 2009 lançou o CD com sucessos como “Tô de Cara”; “Meteoro”;” Minha Boca Você não Beija Mais” e “A Louca”.algumas das canções do CD são de autoria de Luan. Assim que o CD ficou pronto, duas músicas começaram a aparecer como as preferidas – “Tô de Cara” e “Meteoro” e com isso ele começa a ser um dos artistas mais executados das rádios do Brasil. Em poucas semanas o vídeo “Meteoro” atinge a marca de 10 milhões de acesso no Youtube.