A- A A+

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte Gilmar Knaesel, participou, nesta segunda-feira, dia 26, da premiação do Ironman Brasil. A etapa seletiva para o mundial de triatlo acontece em Florianópolis desde 2001e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Fesporte, com o Fundesporte – Fundo de Incentivo ao Esporte. Nesta edição, 1.250 atletas disputaram a vaga para o mundial no Havaí e a premiação de US$ 50 mil. O secretário Gilmar Knaesel, representando o Governo do Estado na cerimônia, recebeu o troféu Amigo do Ironman e entregou os troféus e prêmios dos vencedores nas categorias feminino e masculino do Ironman Brasil,a brasileira Fernanda Keller e o argentino Eduardo Sturla.
 


Na tarde deste domingo, a brasileira, que comemora 25 anos de carreira, garantiu seu terceiro título da competição havia vencido em 2000 e 2004 ao completar os 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,1 km de corrida com o tempo de 9h42min49seg, seguida pelas norte-americanas Kelly Lear-Kaul, 9h52min39seg, e Hillary Biscay, 9h56min57seg. No masculino, Sturla reviveu as emoções de sete anos atrás quando ganhou a primeira edição do Ironman Brasil realizada em Florianópolis. Com o tempo de 8h28min24s, ele conquistou o Ironman Brasil 2008, repetindo a conquista de 2001. Ele marcou o tempo de 8h41min32seg, ficando o francês Sanson Benjamin em segundo, 8h41min32seg, e o checo Petr Vabrousek em terceiro, 8h53min57seg. Raul Furtado foi o melhor brasileiro, com a quinta colocação, 8h55min01.

Não podia ser melhor a comemoração da niteroiense Fernanda Keller, 44 anos, que neste ano de 2008 completa 25 anos de carreira como triatleta. Emocionada ao completar a prova deste domingo, Fernanda Keller dedicou a vitória ao pai Manoel, que está hospitalizado. Ela queria muito vencer e garantir a sua vaga, mas também vivia um drama por causa da doença do pai. "Meu maior obstáculo foi vencer o lado emocional. Nos últimos dias tinha que me dividir em treinar e ir ao hospital. Meu pai sempre me incentivou e acompanhou então eu estou feliz de poder dar este presente para ele", revelou a triatleta, que já foi campeã de Ironman Brasil em 2000, quando a prova era realizada em Porto Seguro, além de 2004, já em Florianópolis. Além disso ela tem três segundos lugares, um terceiro, um quarto e um quinto lugar.

Fernanda disse que fez uma péssima natação e que perdeu quase 11 minutos em relação às primeiras colocadas que saíram da água, a brasileira Carla Moreno e a americana Hillary Biscay, além Kelly Lear-Kaul. No ciclismo conseguiu se aproximar das líderes, mas ainda assim fez a transição para a corrida em terceiro lugar. "No ciclismo eu passei a acreditar, disse a mim mesma que ia dar tudo que tinha e deu certo, mas só tive certeza que ia ganhar quando faltavam 100 metros", completou, explicando que já viu muito gente perder prova por acreditar que ela estava ganha.

Kelly Lear-Kaul foi a grande surpresa da competição, até mesmo para ela, que não imaginava chegar em segundo. Inscrita como atleta amadora na categoria 35/39 anos, ele superou a favorita Hillary Biscay, que chegou em terceiro. "Foi meu melhor resultado em ironman", falou Kelly. Já Hillary disse que sentiu o cansaço na parte final da prova. "Foi muito desgastante, mas estou feliz de ter completado".

Nova vitória após sete anos

Com a vitória, Sturla assegurou uma das três vagas para o Ironman do Havaí, em outubro, direito que deverá confirmar na manhã desta segunda-feira os atletas precisam confirmar a vaga fazendo a inscrição na hora. Emocionado com a conquista e o carinho do público em Jurerê Internacional, o argentino não escondeu a alegria. "Estou muito contente em voltar a ganhar aqui em Florianópolis, uma prova que a cada ano fica mais difícil", disse ao final. "É uma emoção diferente de sete anos atrás, uma alegria muito maior e que só foi possível sentir pelo trabalho de toda a equipe de apoio", prosseguiu.

Sturla atribuiu à paciência a vitória deste domingo em Florianópolis e também ao fato de se sentir bem ao longo da prova. "Corridas são corridas e hoje (domingo) tive a capacidade de saber esperar. Fui paciente, e quando descontei uma diferença de cinco minutos em 10 km durante a maratona (em relação ao francês Sanson) senti que poderia realmente ganhar", destacou.

Vice-campeão do Ironman Brasil 2008, o alemão Olaf Sabatchus parecia não acreditar no próprio feito, apenas um mês depois de vencer um ironman na China. "Estou muito contente. A prova de ciclismo foi muito difícil", disse. Olaf ainda destacou o desempenho do campeão. "Hoje foi o dia da vida de Eduardo", afirmou.

O melhor brasileiro na prova, Raul Furtado, comemorou bastante o quinto lugar, ele que chegou a ser vice-líder durante o ciclismo. "O objetivo era chegar entre os top 10, mas ser o melhor brasileiro é fantástico. Não esperava. Senti-me bem, fui indo, melhorando o desempenho e consegui esse resultado", afirmou. Os últimos 10 km da maratona foram os mais difíceis para Furtado. "Estava muito desgastado pelo esforço anterior e precisei de muita vontade para chegar ao final", concluiu.

Os cinco primeiros colocados do Ironman Brasil 2008 foram os seguintes: Feminino 1ª) Fernanda Keller (BRA), 9h42min49seg, 2ª) Kelly Lear-Kaul (EUA), 9h52min39seg; 3ª) Hillary Biscay (EUA), 9h56min07; 4ª) Ladislava Cisarovska (CHE), 10h06min09seg; 5ª) Kristin Lie (NOR), 10h07min49seg; Masculino 1º) Eduardo Sturla (ARG), 8h28min24seg; 2º) Olaf Sabatschus (ALE), 8h38min56seg; 3º) Sanson Benjamin (FRA), 8h41min32seg; 4º) Petr Vabrousek (CHE), 8h53min57seg; 5º) Raul Furtado (BRA), 8h55min01seg.

O Ironman Brasil 2008 teve realização da Latin Sports, com co-patrocínio de Brasil Telecom e Track&Field e HSBC, apoio de Gatorade, PowerBar, Nutrella, Trisport, Fetrisc, Fundesporte, Governo de Santa Catarina, Prefeitura de Florianópolis e Associação Brasileira de Esportes Endurance.


www.ironmanbrasil.com.br
Consultoria de Comunicação do Ironman Brasil 2008
MBraga Comunicação

 

www.ironmanbrasil.com.br
Consultoria de Comunicação do Ironman Brasil 2008
MBraga Comunicação

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito