Completando uma década em Florianópolis, o Ironman Brasil já se tornou uma referência no calendário nacional. Afinal, alia a importância técnica da prova, que dá 50 vagas para o Havaí e distribui 50 mil dólares para os melhores profissionais, com a hospitalidade e simpatia do povo brasileiro, em especial o catarinense. Dessa forma, não é de se estranhar que, a cada ano, a competição atraia feras do circuito internacional. No dia 30 de maio, a partir das 7h, será dada a largada para a prova e as atrações internacionais não são poucas, com destaque para a participação do argentino Eduardo Sturla, tricampeão da prova, e a norte-americana Dede Grisbauer, ambos vencedores em 2009.
No masculino, Sturla encabeça uma lista de favoritos de peso na briga pelo topo do pódio. Vencedor em 2001, na primeira edição, ele voltou a ganhar em 2008 e 2009, ano que também ficou com o 19º lugar no Ironman do Havaí. Sturla, que também já conquistou o público brasileiro com sua simpatia, tem tudo para estar entre os triatletas que podem vencer em Florianópolis.
Outra fera é o australiano Luke McKenzie, de 29 anos. Ele foi 15º colocado no Havaí no ano passado e ainda venceu duas provas, na Malásia e no Japão. Neste ano, o atleta já soma três vitórias: no Ironman da China, no Meio Ironman de Busselton e no Goondiwindi Hell of The West, ambos na Austrália.
O checo Petr Vabrousek e o argentino Oscar Galindez também estão nesta lista de atrações. Velho conhecido do Ironman Brasil, com inúmeras participações, Petr foi terceiro colocado no ano passado, um de seus melhores resultados no país. Ele também foi 48º no Havaí. Em 2010 já venceu o Moravian Championships in Halfmarathon Olomouc, e foi sexto no Ironman Utah.
Oscar Galindez, por sua vez, é praticamente um atleta nacional. Ele vive no Brasil desde 1995, mais precisamente em Santos (SP), tornando-se destaque em todas as provas que disputa. Um dos atletas mais vitoriosos da história do Ironman Brasil, com três conquistas, ele foi, em 2007, vice-campeão mundial do Ironman 70.3 em Clearwater (EUA). No ano passado venceu o 70.3 de Cancun e uma das etapas do Troféu Brasil de Triathlon (Santos).
Feminino
A briga no feminino também promete muito. A atual campeã Dede Grisbauer está confirmada e vem este ano respaldada por um nono lugar no Havaí. Neste ano foi terceira colocada no Harpoon Indoor Time Trial, em 31 de janeiro, e Bearath _ Marathon, em 21 de fevereiro. Também dos Estados Unidos, Hilary Biscay volta ao país em busca de uma vitória. Vice em 2008, ela quer seu primeiro título. Em 2009 foi terceira colocada na prova de Wisconsin e no Challenge Barcelona-Maresme. Nesta temporada ela tem como melhor resultado um terceiro lugar no Ironman da Malásia.
Checa naturalizada canadense, Tereza Macel fará sua estreia no Brasil em 2010. A triatleta foi quarta colocada no Ironman do Havaí. Aos 36 anos, ela figura como destaque no circuito internacional. Ainda em 2009 foi 12ª no Ironman de Lake Placid (EUA) e 14ª no Ironman do Canadá. Harsanyi Zsuzsanna, da Hungria, completa a lista de feras no feminino. Natural de Budapeste, Harsanyi, de 34 anos, é veterinária. Ela esteve no Ironman Brasil em 2008, terminando em quinto lugar, e conhece bem os detalhes da disputa na capital catarinense. Seu melhor tempo para a distância é 09h32min18seg
A largada será às 7h do dia 30 de maio, em frente ao Clube Doze de Agosto, em Jurerê Internacional, local também da chegada. Os triatletas terão pela frente 3,8 quilômetros de natação, 180 quilômetros de ciclismo, 42,1 quilômetros de corrida. O tempo limite para o término da prova é de 17h, ou seja, terminando a meia-noite do dia 30. As atividades no local já começaram com a montagem da "Cidade do Ironman", que vai comportar todo o evento e as pessoas que acompanham a prova.
O Ironman Brasil 2010 é uma realização da Latin Sports e da Associação Brasileira de Esportes Endurance (ABEE), com co-patrocínio de Avon e Asics; apoio Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura de Santa Catarina (Fundesporte), Speedo, Sundown Sport, Gatorade, Unimed Grande Florianópolis, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Latin Eco, Fundação Municipal de Esportes (FME/Fpolis), TV Latin, Federação de Triathlon de Santa Catarina (Fetrisc), Carbono Neutro, Videosoft, Barilla, Net, Le Monde Citröen, Jurerê Open Shopping, Grupo RBS e Casan.
Imprensa Ironman Brasil