A- A A+

Termina neste sábado (15/05) o 9º Fórum Internacional de Esportes, em Florianópolis. O evento com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte com o Fundesporte reúne especialistas, profissionais e estudantes, de diferentes áreas para debates e cursos com foco no futuro e aperfeiçoamento do esporte. Na solenidade de abertura do Fórum, autoridades e representantes do Governo do Estado resslataram a importância deste evento no calendário catarinense. O diretor Geral da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Guilberto Savedra representou o Governador do Estado, Leonel Pavan. O prefeito do município, Djalma Berger, agradeceu pela escolha de São José para a realização do evento e garantiu que “é uma honra receber o fórum nesta cidade que está crescendo cada vez mais e que é a quarta maior cidade do estado. Precisávamos de um evento como este e vamos receber a todos que são de fora com muita alegria. Que seja um grande evento, no qual possamos discutir e traçar o futuro do esporte”.

 Jorge Steinhilber, Presidente do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF cumprimentou o Estado por promover educação continuada. O Ministro do Esporte Orlando Silva, que havia confirmado presença, teve compromisso inadiável e foi representado pelo assessor de gabinete João Guizonni.

O deputado estadual Gilmar Knaesel, que já foi Secretário de Turismo, Cultura e Esportes de Florianópolis, destacou que “este é o único fórum realizado que envolve o estudante, o profissional de esportes e o empresário. Temos uma oportunidade única de sediar a Copa e as Olimpíadas no Brasil e temos mesmo que discutir e formular políticas públicas. O fórum, hoje, se consolida como o maior e melhor evento a nível nacional”.

A Unesporte homenageou o Ministério do Esporte; o Governo do Estado e o município com troféus, pelo apoio que estes vêm disponibilizando ao esporte. Savedra e Berger deram o Fórum como aberto ao final da solenidade.

 Esporte e Mídia: “Esporte e Mídia – Evolução e Perspectivas” foi o tema da palestra com o jornalista Luis Ernesto Lacombe, que tem 22 anos de carreira na televisão e seis destes como apresentador esportivo.

Lacombe, que defende que a mídia e o esporte devem ser aliados, discorreu sobre duas polemicas: o monopólio do futebol na TV e a espetacularização do esporte, polêmicas estas que ele fez questão de explicar e defender seu ponto de vista.

Ao falar sobre o monopólio do futebol, critica de muitos, ele esclareceu que acha difícil mudar a base do Brasil “que é o futebol, é uma paixão nacional. Mas sempre damos espaço para outros esportes também, na medida do possível, mas o que atrai mais sempre vai ser o futebol”. Esclareceu também a questão das críticas acerca da espetacularização do esporte na TV. “Se eu posso fazer um espetáculo não vou fazer um simples showzinho. O esporte é muito importante para a televisão e queremos sim que seja cada vez mais espetáculo, é uma energia boa, um aprendizado e tem que ser espetáculo. Para isso temos cada vez mais tecnologias a nosso favor, para mostrar tudo nos mínimos detalhes e não deixar o espectador perder nenhum lance”.

Também ressaltou a importância da mídia para o desenvolvimento do esporte e o quanto o esporte modifica vidas, de uma maneira que nem mesmo ele soube explicar: “é muito forte esta relação do esporte com mudança na vida das pessoas”. Deu exemplos tanto de superação quanto de recuperação de menores infratores através do esporte. Esclareceu que a mídia é importante para ajudar no desenvolvimento, acrescentar, mostrar que todos podem se superar. “Muita gente já caiu e levantou e o melhor caminho é o caminho saudável dos esportes”.

Eventos

Durante o Fórum, aconteceu o 4º Encontro Nacional de Marketing Esportivo; 6º Congresso Nacional de Justiça Desportiva; 15º Congresso Catarinense de Educação Física Escolar; Encontro de Jornalistas e Cronistas esportivos; Encontro Nacional de Conselhos Estaduais de Esportes; Encontro Sul Brasileiro de esporte de aventura; 3º Encontro Sul Brasil de Políticas Públicas e Congresso Científico – Comunicações Orais, que teve a inscrição de 13 trabalhos. Além disso, 37 pôsteres estão expostos na feira de artigos esportivos, com temas voltados para Gestão Esportiva; Esporte e rendimento; Atividade física, saúde e qualidade de vida e Educação Física Escolar.

 

Leis

No 6º Encontro Nacional de Justiça Desportiva foram discutidas as mudanças introduzidas no Código Brasileiro de Justiça Desportiva, promovendo atualização dos conceitos, princípios, procedimentos e infrações. Além disso, a realização da Copa do Mundo de Futebol destaca os grandes eventos esportivos em nível mundial e os palestrantes procuraram aproximar os aspectos da justiça desportiva e outros temas próximos. O principal objetivo foi aproximar a justiça desportiva daqueles que são os principais interessados na realização de eventos desportivos, organizadores, atletas e também dos profissionais do direito que podem utilizar um novo ramo de atuação como forma de crescimento pessoal e profissional.

Marketing

Durante o 4º Encontro Nacional de Marketing Esportivo foram debatidos temas como: retorno para patrocinadores; importância dos planos e projetos; benefícios e oportunidades das olimpíadas de 2016; importância dos legados; alavanca de marcas no mercado pelas olimpíadas; como e porque escolher cada modalidade esportiva para investir; campanha do Figueirense, além de estudos de cases de sucesso.

 

Lançamentos

 

No intervalo dos eventos Giovani De lorenzi Pires, Antonio Galdino da Costa e Fernando Gonçalves Bitencourt lançaram os livros “Observando o Pan Rio 2007” e “Pesquisa em Educação Física e Mídia”, pela LaboMídia, da UFSC. João Henrique Areias, de São Paulo, lançou também no evento, durante o 4º Encontro Nacional de Marketing Esportivo, o livro “Uma bela jogada: Vinte anos de marketing esportivo”.

 

Necessidades especiais

“Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”, foi a palestra ministrada por Steven Dubner, que é formado em Educação Física e especializou-se no Brasil e nos Estados Unidos em esportes adaptados para portadores de necessidades especiais, atuando nessa área há 26 anos. Ele esclareceu que “as deficiências e dificuldades que a gente dá para a vida estão na nossa cabeça e no nosso coração, porque se os portadores de necessidades especiais podem trabalhar, fazer esporte e tudo mais, por quê nós não podemos? O esporte ajuda muito para quem é portador de necessidades especiais, pois se convive com outras pessoas, há relacionamento, liberação de adrenalina”.

O 9º Fórum Internacional de Esportes conta com apoio do Ministério do Esporte; Governo de Santa Catarina; Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes – FUNDESPORTE; SESI; CREF3/SC; FESPORTE; Fundação Municipal de Cultura de São José; Fundação Municipal de Esporte e Lazer de São José e IBADE.

Confira a programação para os próximos dois dias no site www.unesporte.org.br/forum

Assessoria de Imprensa Fórum Internacional de Esportes

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito