A reunião final para participação de Santa Catarina no 5º Salão Nacional do Turismo – Roteiros do Brasil – , de 26 a 30 de maio, no Anhembi, em São Paulo, aconteceu na tarde desta quarta-feira (12/05), no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. Aberto pelo secretário Valdir Walendowsky, o encontro trouxe representantes das cidades que integram as 10 regiões turísticas de Santa Catarina e os profissionais da SANTUR, órgão de promoção do turismo e responsável pela presença do estado em feiras e eventos promocionais no Brasil e no exterior. Os trabalhos foram conduzidos pela gerente de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte Elisa Liz e o diretor de Marketing da SANTUR, Flávio Agostini. Elisa é a coordenadora da Macrorregião Sul, onde ficam os estandes de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul. “O tema desta edição é Segmentos de Turismo. Santa Catarina adotou o segmento Sol e Praia para nortear sua ação promocional na feira que é maior vitrine do turismo nacional”, afirmou a interlocutora do MTur com o estado. Segundo Elisa, o Paraná ficou com o segmento Turismo de Aventura e o Rio Grande do Sul com o Turismo Rural.
Neste ano Santa Catarina estará no Palco Principal de atrações culturais com o sapateado de Piratuba Aqua Dance e as regiões turísticas devem definir até o início da semana que vem as atrações que levarão para o palco da Macrorregião Sul, bem como os pratos típicos que entrarão na degustação que acontece diariamente no estande. Para a Vitrine Brasil, que promove as regiões brasileiras por produtos associados, como artesanato, moda e manifestações culturais, Santa Catarina levará a Oktoberfest e o artesanato será o da região turística do Vale Europeu.
Reconhecimento
A programação do Núcleo de Conhecimento do Salão Nacional do Turismo contempla uma premiação de cases e Santa Catarina receberá o prêmio pelo Parque Fritz Plaumann, na categoria Sustentabilidade Ambiental, e por artigo científico de São Francisco do Sul, da região Caminho dos Príncipes. No Encontro de Negócios, o estado levará produtos de segmentos Melhor Idade, Aventura Segura e Aparados da Serra, como produto de rede de cooperação (neste caso com o Rio Grande do Sul). Como desdobramento do I Salão Catarinense do Turismo, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e SANTUR realizarão, em São Paulo, uma reunião para troca de experiências de gestão regional pelas instâncias de governança do turismo entre os gestores regionais catarinenses e os de outros estados. “Estamos contando com a ajuda da consultora do Ministério do Turismo para as Governanças Regionais. Santa Catarina obteve o reconhecimento do Ministério por sua gestão de acordo com o a política nacional de Regionalização do Turismo em 2009 e, em 2010, entregou os planos regionais de gestão do turismo para as 10 regiões catarinenses. O Plano Catarina de marketing turístico desenvolvido pela Chias Marketing para o estado também contempla ações de promoção para as regiões, o que segundo o MTur, coloca Santa Catarina como um modelo nacional de gestão regional do turismo.