A- A A+

Adiado para este sábado (24/04) o início das competições do WCT em Imbituba. A etapa do mundial de surfe tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Fundesporte. A expectativa da entrada do vento sul forte no Sul do estado, segundo os organizadores, foi o principal motivo para o início do Billabong Pro Santa Catarina ser adiado na sexta-feira. Uma nova chamada foi marcada para as 7 horas do sábado na Praia da Vila e a coletiva de imprensa com os principais astros da etapa brasileira do ASP World Tour também foi transferida para quando começar o evento. O prazo do terceiro desafio da corrida pelo título mundial da temporada vai até 02 de maio, com bastante tempo ainda para aguardar as melhores condições de ondas possíveis. Além da Praia da Vila, uma outra estrutura está montada no canto sul da Praia do Rosa, extremo norte de Imbituba, a Cidade do Surfe do litoral sul de Santa Catarina.

 

 

A chamada ´off´ hoje foi pela expectativa concreta da entrada do vento sul forte. O mar sobe rapidamente e a decisão foi de não iniciar o evento para parar no meio da fase”, falou Xandi Fontes. “Estamos até finalizando a estrutura montada na Praia do Rosa e o primeiro dia pode rolar lá se o vento continuar forte e o swell de sul estiver com influência de leste. Vamos ver como vai amanhecer o dia amanhã (sábado). A previsão está boa, pois além desse swell que está entrando agora, já tem outro para o meio da semana, então decidimos adiar hoje”.

 

As ondas estavam pequenas na manhã da sexta-feira na Praia da Vila, mas alguns surfistas entraram no mar para treinar no principal palco do Billabong Pro Santa Catarina. Um deles foi o tricampeão mundial Andy Irons, um dos atletas da equipe Billabong na divisão de elite do esporte. Os outros são o atual líder do ranking 2010, Taj Burrow, e o português Tiago Pires.

 

“Eu fiz um free surf agora cedo a as ondas estão um pouco flat, gordas e ainda demorando um pouco pra entrar, então acho que a melhor opção mesmo é aguardar por ondas melhores, com certeza”, aprovou Andy Irons, que está voltando ao ASP Tour com um convite especial da ASP, depois de um ano de licença do circuito. “Acho que foi uma boa decisão da comissão técnica adiar o início do evento hoje, pois ainda temos um longo período de espera pela frente”.

 

O havaiano está escalado para estrear na sexta bateria do Billabong Pro Santa Catarina, com o californiano Bobby Martinez e o catarinense Marco Polo. A etapa brasileira do ASP World Title Race 2010 será inaugurada por outro havaiano, Fredrick Patacchia, pelo francês Jeremy Flores e pelo australiano Adam Melling, que formam o primeiro confronto do campeonato.

 

Mas, antes acontece a bateria da Von Zipper Trials, que define o convidado da Billabong. São cinco jovens atletas patrocinados pela marca disputando a última vaga para o Billabong Pro Santa Catarina, o paranaense Peterson Crisanto, o paulista Filipe Toledo, o carioca Caio Vaz e os catarinenses Ricardo dos Santos e Yan Daberkow. Os outros dois convidados da organização já confirmados na chave principal do evento são o campeão brasileiro Messias Félix (CE) e o campeão catarinense Tânio Barreto, alagoano que há muitos anos mora em Floripa.

 

CIDADE DO SURF – Desde que adquiriram a licença da etapa brasileira do ASP World Tour, os catarinenses Teco Padaratz e Xandi Fontes vêm mantendo a filosofia inicial de não só fazer o maior campeonato de surfe da América do Sul, como também um grande festival, com muita música e outras atrações para o público que sempre lotou as praias por onde passou o evento no litoral de Santa Catarina. No Billabong Pro Santa Catarina não será diferente!

 

Na “Cidade do Surf” montada na enorme arena do evento na Praia da Vila, várias opções de lazer para os que forem assistir os melhores surfistas do mundo em Imbituba. No Espaço Bem Estar, eles terão massagens e aulas de Yoga. No Cultura Surf, exposição de troféus, fotos e vídeos. No Espaço Ecologia, diversas ações de preservação do meio ambiente. E no domingo, acontece o concorrido concurso da Garota Skol WCT, para a escolha da gata do campeonato.

 

 BILLABONG PRO SANTA CATARINA - primeira fase classificatória:

1.a: Fredrick Patacchia (HAV), Jeremy Flores (FRA), Adam Melling (AUS)

2.a: Dane Reynolds (EUA), Roy Powers (HAV), Jay Thompson (AUS)

3.a: Adriano de Souza (BRA), Jadson André (BRA), Neco Padaratz (BRA)

4.a: Bede Durbidge (AUS), Michel Bourez (TAH), Nate Yeomans (EUA)

5.a: Jordy Smith (AFR), Daniel Ross (AUS), Travis Logie (AFR)

6.a: Bobby Martinez (EUA), Andy Irons (HAV), Marco Polo (BRA)

7.a: Joel Parkinson (AUS), Luke Stedman (AUS), Blake Thornton (AUS)

8.a: Taj Burrow (AUS), C. J. Hobgood (EUA) + 1 convidado

9.a: Mick Fanning (AUS), Tom Whitaker (AUS) + 1 convidado

10: Kelly Slater (EUA), Tiago Pires (PRT) + 1 convidado

11: Kai Otton (AUS), Dean Morrison (AUS), Tanner Gudauskas (EUA)

12: Adrian Buchan (AUS), Kekoa Bacalso (HAV), Matt Wilkinson (AUS)

13: Damien Hobgood (EUA), Mick Campbell (AUS), Luke Munro (AUS)

14: Kieren Perrow (AUS), Patrick Gudauskas (EUA), Ben Dunn (AUS)

15: Chris Davidson (AUS), Owen Wright (AUS), Brett Simpson (EUA)

16: Taylor Knox (EUA), Drew Courtney (AUS), Dusty Payne (HAV)

 

Assessoria de Imprensa WCT - BillabongProSC

Mais informações: http://twitter.com/BillabongProSC - http://www.facebook.com/BillabongProSC

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito