O governador Leonel Pavan empossou, na manhã desta quinta-feira (22), o novo secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Valdir Walendowsky e o presidente da Fesporte, Pedro Lopes. A solenidade aconteceu no Teatro Pedro Ivo Campos, em Florianópolis. “Não nomeamos essas pessoas por indicação pessoal ou partidária, estamos observando a capacidade, o conhecimento técnico e as condições de cada um. Cabe a estes homens administrar, levar e ampliar ainda mais as conquistas e imensas possibilidades do nosso Estado”, afirmou Pavan. A cerimônia reuniu empresários do trade turístico catarinense, líderes de entidades representativas dos setores de Turismo, Cultura e Esporte, autoridades estaduais e nacionais.
Valdir Rubens Walendowsky, 57, nasceu na cidade de Brusque (SC), cursou Engenharia Civil na Fundação Regional de Blumenau (FURB) e Administração de Marketing na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Na Prefeitura Municipal de Brusque, iniciou sua atuação no Turismo, área onde está desde 1980. Exerceu a função de presidente da Comissão Municipal de Turismo, e também foi secretário municipal de Turismo e da Indústria e Comércio daquele município. Entre 1999 e 2002, Walendowsky foi diretor-executivo do Joinville Convention & Visitors Bureau. Em 1995, assumiu a diretoria de Marketing da Santa Catarina Turismo S/A (Santur) e, até 2007, exerceu tal função. Nos últimos dois anos, foi presidente da empresa responsável pela promoção do turismo catarinense.
“A diversidade de paisagens e culturas torna o nosso Estado um dos mais atrativos do país. Temos a certeza de que mantendo uma parceria público privada consistente continuaremos a proporcionar grandes oportunidades para o crescimento da atual e futuras gerações”, disse Walendowsky. O secretário destacou ainda a política integrada para as três áreas, que segundo ele, transformou a realidade das dez regiões turísticas do Estado e fez Santa Catarina ganhar visibilidade internacional.
Pedro José de Oliveira Lopes, 69, que assumiu a presidência da Fesporte, é natural de Cachoeira do Sul (RS) e vive em Santa Catarina desde 1963. Sua atuação no Esporte começou como presidente da Liga Joinvillense de Futebol (1964). Sua experiência é, sobretudo no futebol catarinense e nacional. Lopes foi presidente da Federação Catarinense de Futebol em 1983 e diretor de Futebol da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1986. Atualmente, exerce as funções de presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Santa Catarina.
Para o novo presidente da Fesporte, assumir a pasta é um compromisso com a sociedade catarinense. "Vamos continuar desenvolvendo um trabalho com qualidade, responsabilidade e planejamento. Nossa obrigação é fazer o melhor a cada dia. Esporte se faz com o coração e dedicação, esta é a nossa meta”, admitiu.