Com o intuito de resgatar as tradições e todo o patrimônio material e imaterial que retratam São Francisco do Sul como a terceira localidade mais antiga do país, é que em 1988 foi criada a FESTILHA – Festa das Tradições da Ilha. Hoje, em sua 22ª edição, o evento está sendo planejado visando proporcionar lazer aos francisquenses, por meio de atrações culturais de qualidade, prezando acima de tudo pela identidade cultural.
Com o incentivo do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte com o Funturismo, a festividade possui o caráter beneficente, em que as entidades filantrópicas trabalham em prol de suas causas assistenciais. Em 2010, a FESTILHA apresenta uma ampla programação no período que compreende os dias 15 a 18 de abril, oferecendo diversão e entretenimento a todos participantes e comemorando também o aniversário da cidade.
Gastronomia
Os sabores de São Francisco do Sul reunidos em um único espaço. Esta é uma das principais atrações da Festa das Tradições da Ilha. A variedade gastronômica do evento agrada aos mais diversos paladares, sendo possível saborear principalmente pratos elaborados a base de frutos do mar. Ostras gratinadas, cambira com pirão, risoto de camarão, bolinho de bacalhau representam apenas parte do cardápio da festa, relembrando as delícias que o legado de seus colonizadores consentiu a essas terras.
Cultura
A terceira localidade mais antiga do país tem muita história para contar. E é justamente neste cenário cultural que o folclore de seus antepassados é resgatado e apresentado para turistas e moradores. Além das apresentações folclóricas, a FESTILHA oferece aos seus visitantes uma verdadeira viagem ao tempo, onde é possível fazer o seu próprio Pão por Deus, aprender e ouvir contos que traduzem as lendas e as crenças que formam as tradições do povo francisquense.
Assessoria de Imprensa FESTILHA