A- A A+

Santa Catarina está entre os destinos mais competitivos do Brasil e, nesta segunda-feira (22/03)  ao abrir as portas do I Salão Catarinense do Turismo, seu evento anual de promoção e comercialização de produtos e roteiros turísticos,  inaugurou mais um alicerce decisivo para a consolidação da política de estado que fez do turismo uma atividade econômica geradora de oportunidades para todos os catarinenses. Na cerimônia oficial, o vice-governador do estado, Leonel Pavan parabenizou o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Kanesel e sua equipe pelo trabalho que “transformou a realidade catarinense em 10 regiões turísticas”, sobretudo no que diz respeito à economia local. “O turismo é a mais importante atividade de Santa Catarina, do Brasil e do mundo. Somos um estado com vocação natural para o turismo e hoje temos um setor que responde por quse 13% do nosso PIB”, disse. Representando os prefeitos das cidades que integram cada uma das 10 regiões turísticas do estado, o prefeito de São Pedro de Alcântara, Ernei Stähelin, endossou a política estadual dos últimos seis anos em Santa Catarina. “Devemos a este governo a profissionalização e qualificação do nosso turismo, que hoje é uma atividade indutora e multiplicadora do desenvolvimento”, disse.   

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte Gilmar Knaesel parabenizou a gerente de Políticas de Turismo da SOL, Elisa Wypes Sant’Ana de Liz, interlocutora do estado com o Ministério do Turismo, pela implantação das políticas nacionais do Governo Federal em Santa Catarina. “A Regionalização do Turismo criou as instâncias de gestão regional, nos permitiu não só mapear, mas aproveitar todos os atrativos e produtos, explorar a  diversidade geográfica e cultural de nosso estado como vantagem competitiva no mercado internacional”, destacou Knaesel. Aproveitando o Dia Mundial da Àgua, o secretário enfatizou mais um grande diferencial catarinense na prateleira de consumo do turismo mundial. “Somos um estado conhecido pela natureza preservada e temos uma política focada no desenvolvimento sustentável do turismo. Não é à toa que conquistamos os turistas europeus, muito exigentes quanto a este quesito”, argumentou Knaesel.

 

 Numa retrospectiva de sua gestão à frente da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel elencou os pilares da política que levou Santa Catarina a ser escolhido por três anos consecutivamente, o Melhor destino Turístico do Brasil e a ser apontado como modelo nacional pelo Ministério do Turismo. “Partimos para uma promoção mais estratégico na exterior, por meio da SANTUR e vamos lançar no próximo dia 31 o Plano Catarina, que define a estratégia de promoção do estado para até 2020, construímos 15 centros de eventos, somos o único estado brasileiro a ter uma Plano de Desenvolvimento para o turismo que é lei, assim como criamos por legislação o Conselho Estadual de Turismo e o Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo – Funturismo”, lembrou Gilmar Knaesel.

 

 

Participaram da cerimônia oficial de abertura do I Salão Catarinense do Turismo – Roteiros de Santa Catarina – o senador Neuto de Conto, da Comissão de Turismo do Senado e o deputado federal Edinho Bez, da Comissão de Turismo da Câmara Federal.  Após os discursos, o público assitiu a uma programação cultural de dança, represnetando as 10 regiões turísticas de Santa Catarina.

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito