O vice-governador do Estado, Leonel Pavan e o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel assinaram, nesta terça-feira (9/03) a autorização para os próximos passos administrativos que culminarão na contratação de todos os serviços necessários para a construção do Centro de Eventos de Balneário Camboriú, litoral Norte do estado. A obra é mais importante e esperada pela cidade turística que recebe a maior demanda de turistas em Santa Catarina, durante a temporada de verão e que está entre as que mais atraem eventos de negócios no estado e no Brasil. O investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Funturismo – Fundo Estadual de Inventivo ao Turismo – e recursos federais a serem definidos. O secretário Gilmar Knaesel abriu a cerimônia, em Balneário Camboriú, com a presença de autoridades locais e estaduais, de empresários e representantes do trade turístico de Santa Catarina, destacando o ato oficial que, segundo ele, diminui a distância entre a vontade política e a ação que atende a necessidade de desenvolvimento do estado e da região turística Costa verde Mar. “Este será um dos maiores e mais modernos equipamento turístico do Sul do Brasil, com capacidade para eventos de todos os portes, internacionais, movimentando a economia local durante todo o ano”, afirmou Knaesel, antes de dar início a apresentação técnica do projeto do complexo de eventos, que terá 51 mil metros quadrados de área construída.
A empresa Engevix detalhou a planta dos dois pavilhões de eventos previstos para receber feiras, exposições, espetáculos culturais, festas típicas entre outras. Juntos, os dois pavilhões terão capacidade para abrigar 570 estandes. O Centro de Eventos será construído na área à margem da BR 101, onde fica o parque da SANTUR e o projeto agrega um conceito de sustentabilidade, promovendo a integração com o zoo e toda a área ambiental que cerca o futuro empreendimento. Teatro para 1.490 pessoas, salas de conferência para 3.600 pessoas, praça de alimentação, áreas de convivência, amplos estacionamentos, restaurante panorâmico, centro de formação técnica em turismo e meio ambiente ganharão forma na obra a ser realizada em etapas que não impedirão o funcionamento de setores prioritários do complexo.
Sinalização turística na BR 101
Na mesma ocasião, Leonel Pavan e Gilmar Knaesel assinaram a autorização para a implantação da Sinalização Turística de Santa Catarina no trecho que vai de Palhoça (Grande Florianópolis) até Garuva, na divida com o Paraná, complementando a obra iniciada em 2008. O referido trecho da BR 101 teve de ser adiado no processo de colocação das placas indicativas de distâncias, cidades e atrativos turísticos (representados com fotografias, em modelo inédito no Brasil) por conta das obras de duplicação da rodovia no trecho Sul. Nesta etapa serão colocadas 40 grandes placas de sinalização ao longo da BR 101, em um prazo de 90 dias. O valor investido na obra é de R$ 3, 2 milhões.