A- A A+

Nesta sexta-feira (5/03) o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte Gilmar Knaesel acompanha a comitiva de autoridades e empresários alemães em missão em Santa Catarina em uma visita à cidade de Pomerode, no Vale Europeu catarinense. O ministro da Economia, do Trabalho e do Turismo de Mecklenburg - Voppommern, Jürgen Seidel, que lidera a comitiva recepcionada pelo Governo do Estado de Santa Catarina visitará as duas fábricas de capital alemão instaladas em Pomerode, a Bosch Rexroth, que produz componentes para automação industrial e a Netzsch do Brasil, fabricante de bombas de cavidades progressivas, aplicáveis à indústria de alimentos e farmacêuticos, entre outras.

No primeiro dia em Santa Catarina, a comitiva alemã participou de uma apresentação na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC – do potencial econômico e turístico do estado. O secretário Gilmar Knaesel exibiu o vídeo Potenciais Turísticos de Santa Catarina, o mesmo conhecido pelos investidores mundiais do setor que participaram do Congresso Mundial de Turismo do WTTC, em maio de 2009, em Florianópolis. “Santa Catarina comemora neste ano os 180 anos da imigração alemã e deve muito de sua riqueza turístico-cultural a preservação dessa herança em quase 200 municípios”, afirmou Kanesel.

 

O secretário fez uma reconstrução histórica da chegada dos imigrantes ao estado e deixou clara a intenção em firmar acordos com a região Norte da Alemanha, por meio de seu governo e iniciativa privada, para o desenvolvimento do turismo, da cultura e da economia, por consequência. “Temos uma pesquisa da universidade de Oxford que indica que a participação dos serviços e produtos ligados ao turismo representa quase 13% do nosso Produto Interno Bruto – PIB. A política de desenvolvimento dessa atividade para a qual Santa Catarina tem vocação natural é de estado, não de governo. Vamos deixar o estado pronto para alçar vôos ainda mais ousados nos próximos anos”, discursou o secretário, lembrando que em sua gestão Santa Catarina conseguiu estabelecer intercâmbio com duas cidades (co-irmãs) Torgelow e Greisswald e que há um grande interesse catarinense na aproximação com  Mecklenburg. O ministro alemão, Jürgen Seidel também exibiu um vídeo com as atrações turísticas da região Norte alemã destacou o turismo náutico, festas, festivais, atrativos como castelos, parques e igrejas. O grupo de empresários alemães que veio na comitiva já investe em unidades de hospedagem para turistas da terceira idade em Governador Celso Ramos (SC) e pensa em conhecer novas oportunidades de negócios nesta área. 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito