A- A A+

A diversidade cultural, étnica, gastronômica e geográfica faz de Santa Catarina um Estado recheado de lugares interessantes para turistas de todas as nacionalidades. Em pouco mais de 200 quilômetros é possível deixar uma paisagem marítima e chegar aos campos de Lages, na região Serrana, uma região tipicamente campestre. Este é apenas um exemplo do potencial turístico do Estado, consagrado como um dos principais destinos do país, que tem no turismo sua vocação natural e uma alternativa importante para o desenvolvimento das cidades e de seu povo. Neste ano, o Festival de Integração Multicultural Catarinense acontece simultaneamente à primeira edição do Salão Catarinense do Turismo – Roteiros de Santa Catarina, de 22 a 27 de março, das 10 às 22 horas. O FIMC é uma realização do Instituto Sustentar e  conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Funturismo, Federação Catarinense dos Municípios, Embratur e Ministério do Turismo.

 

 

 

Para apresentar toda essa riqueza e a interação entre as mais de 20 etnias que formam o caldo cultural catarinense, acontece entre os dias 22 e 27 de março, em Florianópolis, a terceira edição do Festival de Integração Multicultural Catarinense (FIMC), criado com o objetivo de apresentar e divulgar de forma inovadora o Estado de Santa Catarina. A edição 2010 do Festival traz novidades em relação às edições anteriores (1999 e 2009), como a inclusão de uma 10ª região turística, denominada Caminhos da Fronteira, que inicia em Itapiranga e vai até Dionísio Cerqueira. O evento de 2009 atraiu uma legião de 40 mil visitantes ao Centrosul, em Florianópolis, também local da edição deste ano. A expectativa é que seja superada a marca de 50 mil visitantes.

 

No mesmo espaço estará sendo apresentada uma feira de roteiros turísticos que irá abordar de forma mais abrangente os diversos atrativos turísticos de cada região, priorizando um turismo ao longo de todo o ano e não apenas de temporada. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santa Catarina vai trazer a vitrine catarinense, um espaço destinado a mostrar o que o Estado produz de melhor no artesanato.

 

O visitante que for ao FIMC vai encontrar uma infraestrutura especial, com destaque para os cenários multimídia – instalações que buscam levá-lo a um passeio virtual pelas 10 regiões turísticas denominadas Caminho dos Cânions, Encantos do Sul, Grande Florianópolis, Costa Verde & Mar, Vale Europeu, Caminho dos Príncipes, Serra Catarinense, Vale do Contestado, Grande Oeste e Caminhos da Fronteira. Também acontecerão apresentações de dança, grupos folclóricos, feira de roteiros turísticos, palestras, rodadas de negócios e uma área gastronômica onde será possível saborear as comidas típicas de Santa Catarina.

 

Paralelamente ao Festival, a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte vai realizar o 1º Salão Catarinense de Turismo, reunindo operadores, empresários, agentes de viagens, Convention Bureau, Associações Brasileiras da Indústria Hoteleira e de Agentes de Viagens, entre outras entidades representativas do trade turístico.

 

O Salão vai priorizar, entre os objetivos, promover e incentivar a comercialização dos roteiros turísticos do Estado visando os mercados nacionais e internacionais; estimular a inserção de produtos associados ao turismo como artesanato, gastronomia; fortalecer o processo de regionalização do turismo estadual e sensibilizar o público visitante para a importância do turismo para o desenvolvimento das regiões.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito