A- A A+

Lançada na noite desta terça-feira (9/02) em Itajaí, a sexta edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina – Parajasc -   deve trazer para a cidade, ente 24 e 30 de junho, 2,5 mil pessoas. A cerimônia oficial de lançamento dos jogos, a maior competição de paradesporto da América latina, segundo o presidente da Fesporte, Cacá Pavanello, aconteceu no Itajaí shopping e reuniu atletas, dirigentes esportivos, autoridades municipais e estaduais. “Itajaí já sediou os JASC em 2001, acreditamos em nossa condição de fazer aqui um espetáculo do paradesporto”, afirmou o prefeito Jandir Bellini, que também destacou as atividades realizadas pela Fundação Municipal de Esportes de Itajaí para pessoas deficientes e em reabilitação. “Temos 200 pessoas atendidas hoje por esses programas municipais”, completou. O presidente da Fesporte, Cacá Pavanello, representando o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte na ocasião, confirmou os recursos do Governo do Estado, por meio do Fundesporte, para a realização dos jogos em Itajaí. “A cidade precisará fazer adequações de espaços para receber as competições e, desde já, coloca a estrutura de profissionais da Fesporte, como fazemos em todas as edições, para auxiliar na preparação técnica dos jogos”, disse.

O secretário Gilmar Knaesel enfatiza que Santa Catarina é reconhecido como um modelo nacional e referência na América Latina na organização de competições de esporte adaptado, conforme  o Comitê Paraolímpico Brasileiro. “O esporte é um instrumento de inclusão social e promove a qualidade de vida da comunidade e, sobretudo entre os deficientes eleva a auto-estima, oferece uma oportunidade de integração. As políticas aplicadas a esse segmento nos últimos seis anos é focada no incentivo ao calendário anual da Fesporte, com os JASC, Prajasc e Olimpíadas Estudantis, na valorização dos atletas catarinenses e com objetivo social, especialmente. Temos outra vertente do incentivo, pelo Fundesporte, que enxerga o esporte, integrado ao turismo, como um pilar de desenvolvimento”, argumentou Knaesel sobre o incentivo por meio do Fundesporte a grandes eventos esportivos captados por Santa Catarina nesta gestão, como Ironman Brasil, WCT de Surfe, Desafio das Estrelas, Aberto de Tênis, entre outros que atraem a mídia internacional e um grande número de turistas para o estado.  

 

O lançamento do VI PARAJASC em Itajaí teve a apresentação do coral “Vendo Vozes” CEMESPI – Centro Municipal de Educação Especial de Itajaí – com crianças deficientes auditivos e professores e uma exposição sobre o paradesporto, com todo o histórico de troféus, fotos de equipes, medalhas e equipamentos como cadeiras especiais utilizados na prática de esportes por deficientes. Na noite de terça, a comissão organizadora dos VI PARAJASC tomou posse e apresentou a logomarca do evento, na qual uma pira olímpica estilizada é composta por quatro ícones que representam as deficiências superadas na prática do esporte adaptado.

Informações adicionais: jornalista Christiane Santoro Balbys – 48 8843 1160 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito