No próximo domingo (20) uma apresentação apoteótica da maior orquestra sinfônica do mundo formada pelas orquestras Camerata de Florianópolis, Câmara de Blumenau, Sinfônica de Santa Catarina, Sinfônica de Florianópolis e Filarmônica de Jaraguá do Sul, acontecerá no Parque de Coqueiros. Cerca de 220 músicos executarão clássicos da música erudita e canções natalinas em cinco palcos. O espetáculo gratuito faz parte das comemorações pelos 180 anos da Imigração Alemã em Santa Catarina e tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte com o Funcultural.
No ano passado, as cinco orquestras tocaram juntas pela primeira vez em Florianópolis e reuniram cinco mil pessoas no Parque de Coqueiros. Este ano, a Apoteose abriu a Festa das Flores de Joinville e arrancou suspiros da plateia. “A apresentação do ano passado emocionou muita gente. Queremos repetir o espetáculo e, quem sabe, ampliar ainda mais o leque de apresentações, que este ano também esteve em Joinville. Com essa iniciativa incentivamos a participação e a difusão da música erudita, assim como da cultura alemã”, explica o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel.
Sob a regência do maestro Daniele Girardello, a Orquestra de Câmara de Blumenau abre o show com a execução de Chistmas Medley. Na seqüência, a Filarmônica de Jaraguá do Sul, comandado pelo maestro Daniel Bortolossi, interpreta A Chistmas Festival. A abertura da ópera Lohengrin será apresentada pela Sinfônica de Santa Catarina, orquestra mais antiga do Estado regida pelo maestro José Nilo do Vale. Sob a regência do maestro Jefferson de La Rocca, a Camerata de Florianópolis executará a ária Der Hölle Rache. Para encerrar a primeira parte do espetáculo, a Orquestra Sinfônica de Florianópolis executa a Jesus Alegria dos Homens, sob a regência do Maestro Carlos Alberto Angielotti Vieira.
Em seguida, os 220 músicos executam juntos uma mesma obra. Num só compasso, repetem o sucesso da apoteose de 2008 formando a maior orquestra do mundo. Sob a regência dos cinco maestros, serão apresentadas seis músicas: Pompa e Circunstâncias de Edward Elgar, Medley Vienense, de Johann Strauss, Radestsky March, de Johann Strauss, Bottmische Polka, do Cancioneiro Alemão, Noite Feliz, de Franz Gruber, e Boas Festas, de Assis Valente.
O concerto é uma realização do INCADESC/Instituto Catarinense de Desenvolvimento Social Cultural, tem apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte com o Funcultural – Fundo de Incentivo a Cultura - e Fundação Catarinense de Cultura – FCC.
Assessoria de Imprensa Incadesc