Uma cerimônia concorrida e que contou com a presença de aproximadamente 400 pessoas homenageou, na noite da última segunda-feira, dia 7 de dezembro, personalidades e entidades vinculadas ao esporte. O evento aconteceu no Hotel Cambirela em Florianópolis e durante o encontro foram entregues a Comenda do Mérito Esportivo, a medalha do Gran Mérito, e ainda o Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte. Entre as autoridades presentes, além dos homenageados, estavam o Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, representando o Governador Luiz Henrique da Silveira; o presidente da Fesporte Carione Mees Pavanello; o presidente do Conselho Estadual de Esporte, Pedro de Oliveira Lopes; o tenista Gustavo Kuerten e sua mãe, Alice, presidente do Instituto Guga Kuerten; o deputado Renato Hinning, representando o presidente da Assembléia Legislativa, Jorginho Mello; o presidente do Tribunal de Contas, José Carlos Pacheco; além de secretários estaduais como Dalva de Luca Dias e Onofre Agostini, entre outros. O Governador Luiz Henrique, não esteve presente, mas mandou uma mensagem gravada que foi assistida pelos presentes. Nela, Luiz Henrique enaltece os homenageados e lembra que muito do que se fez e se conquistou no esporte em Santa Catarina aconteceu graças a criação do Fundesporte.
Na primeira parte da cerimônia foram apresentados e agraciados com a medalha do Mérito Esportivo. Os novos comendadores do esporte são: Artur José Novaes, Benhur Rosado Sperotto, Joaquim Mires Villarinho Júnior, Salomão Ribas Júnior e a Associação Chapecoense de Futebol. A Comenda do Mérito Esportivo foi criada em 1994 e chegou a sua 16ª edição em 2009. O objetivo é homenagear pessoas e entidades que trabalham ou trabalharam em prol do esporte.
Receberam das mãos do secretário Gilmar Knaesel e do presidente da Fesporte Carione Pavanello, a medalha do Gran Mérito, o ex-governador Colombo Machado Salles, que foi aplaudido de pé pelos presentes, momento em que foi lembrado a preocupação do ex governante com o esporte, e que justamente na sua gestão, em 1975, os Jogos Abertos de Santa Catarina, maior evento esportivo dos catarinenses, ele passou a ser gerido pelo Estado. A outra medalha do Grand Mérito foi entregue ao diretor de jornalismo da RBS TV em Santa Catarina, Cleiton Selistre, numa homenagem aos 30 anos do Grupo RBS.
Já na segunda parte da festa, foi entregue o Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte aos agraciados de 2009. O troféu foi criado no ano de 2008 com o objetivo de homenagear os destaques esportivos catarinenses na temporada. A homenagem acontece em cinco categorias: melhor atleta, atleta revelação, melhor técnico, melhor equipe e melhor entidade esportiva. Os escolhidos de 2009 foram Bruno Resende, Angélica Roberta Passold, Marcos Pacheco, equipe Ciser/Araldite/Univille e a Unoesc. Alberto Bial técnico da equipe de basquete da Ciser/Joinville, quebrou o protocolo ao chamar para receber junto com ele o troféu, o grupo que ele considera gestor do time, entre eles o Desembargador Ricardo Roesler, Espiga, Luizão e Shilton.
Gustavo Kuerten, em seu discurso falou sobre como a mídia tem facilitado a criação e a formação de novo ídolos e lembrou que é muito importante que essas pessoas sejam valorizadas mesmo por seus feitos. "Me sinto honrado em emprestar meu nome a esse troféu e principalmente por fazer parte dessa iniciativa que visa valorizar pessoas, atletas, entidades e seus esforços em prol do esporte", disse o ex-tenista, que é o maior ídolo dos catarinenses.
O secretário Gilmar Knaesel enumerou os feitos esportivos, lembrando que são realizados mais 230 eventos em Santa Catarina e que os mesmos envolvem cerca de 500 mil atletas. "Este ano foram entregue mais de 100 mil medalhas", lembrou Knaesel reforçando o grande mobilizador dessas ações como sendo o Fundesporte, e ainda entidades como a Fesporte, o Conselho e o Tribunal de Justiça Desportiva que integram esse sistema de sucesso que serve de referencia pra outros estados.
Assessoria de Imprensa Fesporte