A- A A+

A 49ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) foi aberta na noite desta quinta-feira (12) pelo governador Luiz Henrique, o vice Leonel Pavan; o secretário do Desenvolvimento Regional, Luciano Buligon, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, e o presidente da Fesporte, Cacá Pavanello, na Arena Índio Condá. Cinco mil atletas de 97 dos 293 municípios catarinenses disputarão 41 troféus em 26 modalidades até dia 21. "Esta é uma edição especial do JASC, visto que, no ano passado, tivemos de suspender as competições por causa da enchente que atingiu a região do Vale do Itajaí. Então, hoje, aqui representamos o espírito guerreiro do povo catarinense para celebrar a abertura deste que é o maior momento do esporte amador catarinense, o instrumento de incentivo ao surgimento de atletas e equipes para o futuro do esporte no estado e no Brasil", afirma o secretário Gilmar Knaesel.

 

"Os Jogos Abertos deste ano revelarão a grandeza de Chapecó e novos astros do esporte nacional,a partir de bases catarinenses, com apoio do Fundo de Esportes", comentou Luiz Henrique. Ao lado do prefeito João Rodrigues, Pavan lembro ter participado do evento de 1975, também em Chapecó, como integrante da equipe de atletismo e de Handebol.

Como município-sede deste ano, Chapecó aproveitou a solenidade para homenagear atletas que participaram da edição de 1975, realizada na cidade. Também ocorreu uma homenagem póstuma ao criador dos Jasc (em 1960), Arthur Schlösser, representado pela viúva Regina Schlösser.

Mais de 4 mil pessoas prestigiaram a abertura do evento. Num tablado em forma de medalha, símbolo do 49° Jasc, montado no gramado do estádio, houve a apresentação de coreografia composta por 300 pessoas, lembrando os grupos étnicos responsáveis pela colonização do Estado.

A competição foi cancelada ano passado, no terceiro dia de provas, em decorrência das catástrofes climáticas registradas em Santa Catarina. Estava sendo realizada em Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó, cidades do Vale do Itajaí também atingidas.

DISPUTAS - No Futsal, a novidade deste ano. As seis melhores equipes comporão a Divisão Especial de 2010. A Primeira Divisão reunirá os times vitoriosos nas disputas classificatórias e regionais. Em 2011, duas equipes com os piores desempenhos serão rebaixadas, dando lugar às duas melhores da Primeira Divisão.

O Taekwond almeja a inclusão definitiva da modalidade na competição. Mas ainda participará como Apresentação neste ano e suas disputas não somarão pontos na classificação geral final dos municípios.

A Bocha será a primeira modalidade a colocar suas medalhas em jogo depois da solenidadaea oficial. As disputas começarão às 8 horas desta sexta-feira (13), na sede campestre do Grêmio Esportivo Industrial, com as equipes femininas de Chapecó e Timbó. Às 14h30min, no Ginásio Esportivo do Sesc, Ibirama e São Miguel do Oeste abrirão as competições de Futsal Masculino.

Informações adicionais: Jornalista Vítor Hugo Louzado, telefone (48) 3221.3258 e (48) 8843.5432, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Secretaria de Estado de Comunicação
 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito