Nesta quarta-feira (29/10) o Seminário de Apresentação do Mundial de Handebol Adulto Feminino que acontecerá no Estado, em 2011, discutiu os encargos para a realização do evento em Santa Catarina. Participaram do evento o presidente da Confederação Brasileira de Handebol, Manoel Luiz Oliveira, a Gerente de Políticas de Esporte da Secretaria, Rosângela Castro, além de representantes de conselhos, secretarias e fundações municipais de esporte, e os prefeitos das cidades que receberão o mundial. Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e São José serão responsáveis por abrigar as competições que, pela primeira vez, serão realizadas fora da Europa.
Segundo a gerente de Políticas de Esporte da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Rosângela Castro, esta reunião foi para designar ações, apresentar os encargos referentes à rede hoteleira, ginásios de padrão internacional, para competições e treinos, acessibilidade, mobilidade urbana e outros aspectos práticos para a realização do evento esportivo em Santa Catarina. “O seminário serviu para apresentarmos encargos aos municípios, as melhorias, investimentos que cada um deverá fazer para receber o mundial”, explica. O evento será uma oportunidade para o turismo catarinense, completa Rosângela: “O evento trará um grande público europeu ao Estado, incentivando o fluxo desses turistas para um estado. Certamente eles se identificarão com nossa cultura, disposição geográfica, já que a colonização catarinense é feita, em suma maioria por europeus e voltarão”, argumenta a gestora de políticas de esportes.
A competição acontecerá de 03 a 16 de dezembro, de 2011, e contará com 24 seleções de Handebol Feminino Adulto, dos cinco continentes. Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Handebol, outros eventos marcarão o período dos jogos. “Estamos programando ações paralelas aos jogos, serão seminários, cursos e palestras voltados para os profissionais e entusiastas do esporte”, adianta. O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel já garantiu o apoio por meio do Fundesporte ao mundial, que tem orçamento de R$ 4, 5 milhões. Parte destes recursos virá também de patrocínios e das entidades representativas do Handebol no Brasil.