A- A A+

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), promove em Caçador, entre 26 e 28 de outubro, a Oficina de Capacitação em Patrimônio Cultural. Os temas Museu, Escola e Comunidade: Parceria para a inclusão sociocultural e Treinamento de equipes administrativas e de apoio serão abordados pela técnica do Museu Histórico de Santa Catarina e docente do curso de Museologia da UNIBAVE Christiane Castellen e pela museóloga baiana Luciana P. da Silva, respectivamente.

 O evento tem por objetivo possibilitar a capacitação em gestão cultural e a inclusão sócio-cultural. As oficinas se destinam a profissionais de museus memorais, bibliotecas, casas de cultura, áreas de educação, gestores culturais e acadêmicos de áreas afins. Segundo a coordenadora do SEM/SC, Marli Fávero, as oficinas são fundamentais para atualizar o conhecimento e desenvolver noções importantes em museologia. "Um museu é mais que um acervo em um espaço. O profissional precisa saber catalogar, manusear e distribuir as obras em uma exposição. Isso sem contar a restauração, as estatísticas de acesso e as medidas de segurança", afirma Marli. 

As oficinas de capacitação existem desde 2005 e são realizadas em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Este ano, as cidades de Ibirama, Porto União e Orleans já sediaram oficinas. Em outubro, será a vez de São José e Caçador. As inscrições são gratuitas e podem no site da FCC (www.fcc.sc.gov.br) . As vagas são limitadas e os participantes receberão um certificado com carga horária de 20h.  

SAIBA MAIS: 

Oficina 1: Museu, Escola e Comunidade: Parceria para a inclusão socioculturalEsta oficinapretende discutir as possibilidades de parcerias entre o museu e a escola, e a responsabilidade compartilhada no acesso ao patrimônio artístico-cultural. Serão abordados temas sobre parceria, inclusão e ações educativas. A professora será Christiane Castellen, técnica do Museu Histórico de Santa Catarina de Florianópolis e docente do curso de Museologia da UNIBAVE. 

Oficina 2: Treinamento de equipes administrativas e de apoioA proposta é apresentar diferentes tipologias de museus, modelos de organograma e funcionamento. Ainda serão discutidos os papéis das equipes administrativas e de apoio; a imagem do museu e suas equipes, cuidados com os bens culturais e qualidade dos serviços do museu. A oficina será ministrada por Luciana P. da Silva, museóloga, de Salvador (BA). 

ASCOM FCC

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito