A- A A+

Nesta quarta-feira (30/10) a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e SANTUR realizaram mais uma reunião do programa de Segmentação do Turismo catarinense, desenvolvido pela gerência de Políticas de Turismo da Secretaria, conforme programa nacional do Ministério do Turismo. Depois do Turismo Náutico, agora foi a vez do Turismo Religioso, um segmento de grande potencial em Santa Catarina, que atrai milhares de fiéis com ícones religiosos como a Santa Paulina, dar início ao trabalho de organização para exploração deste produto que está presente em diferentes regiões do Estado. O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel abriu os trabalhos reforçando a importância da organização deste segmento, que é prioritário dentro do programa estadual que definirá os nichos do destino Santa Catarina para a promoção e comercialização de roteiros específicos. “Temos muitos projetos pontuais sobre este segmento, com produtos turísticos competitivos, mas precisamos aglutinar estes atrativos e produtos em roteiros”, afirmou Knaesel. O presidente da SANTUR, Valdir Walendowsky diz que a promoção não pode gerar resultados de maneira isolada. “É importante que se traga os operadores para esta organização do Turismo Religioso, bem como dos demais segmentos turísticos de Santa Catarina, para que os segmentos se tornem economicamente viáveis”, salientou.

 

Além de representantes de todas as nove regiões turísticas do Estado, a reunião teve a presença da agência Marktur, especializada em pacotes e roteiros religiosos. A empresa do trade catarinense foi convidada pela SANTUR por atuar com este perfil de turismo há 22 anos no Estado. “Conhecemos o projeto Caminhos da Fé, elaborado pelo SEBRAE/SC e SANTUR e fomos convidados a participar da organização deste segmento com o Governo do Estado”, contou a representante da agência, Janete Ruviaro. Para a gerente de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Wypess de Liz, a aproximação do Governo catarinense com o trade tem sido fundamental para a concretização das políticas de Regionalização e demais ações pautadas pelo Governo Federal para o desenvolvimento do turismo. “Temos sido alunos aplicados no que diz respeito à adesão das políticas nacionais e isso não somos nós quem dizemos, mas o próprio Ministério. Se hoje estamos com as gestões regionais do turismo instaladas em praticamente todas as regiões turísticas do Estado, podemos afirmar que o diálogo com o trade, gestores públicos municipais e demais atores deste mercado tem sido o ingrediente de sucesso”, afirmou. Na ocasião, a cidade de Laguna apresentou o projeto de construção do monumento a Santo Antônio, padroeiro da cidade que reúne grande público em sua festa anual na Região Encantos do Sul Catarinense.

Informações adicionais: jornalista Christiane Santoro Balbys - tel:. 48 8843 1160 - E-mail:. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito