Santa Catarina deverá iniciar o projeto de incremento da promoção dos destinos, regiões e produtos turísticos na Internet, seguindo a tendência mundial do mercado de viagens e turismo. O anúncio foi feito pelo presidente da SANTUR, braço de promoção do turismo catarinense vinculada à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky durante a segunda edição do Seminário ABAV-SC, neste sábado (26/09), no Parque Beto Carrero World, em Penha. O Brasil, por meio do Ministério do Turismo e da Embratur, já deu início à divulgação dos destinos nacionais por meio do novo site Brasilnetwork e redes sociais Twitter, Facebook e Hi5 e fizeram o anúncio de um canal exclusivo no Youtube com vídeos sobre o Brasil, divulgação por meio de telefonia celular e forte presença em links patrocinados do Google. O lançamento aconteceu na Top Resa (International French Travel Market) de 22 a 25 de setembro, em Paris. Em Santa Catarina, a promoção dos destinos, produtos e roteiros turísticos pelo site www.setur.sc.gov.br deverá aderir a essas ferramentas, incrementando a estratégia a ser definida no Plano Catarina de marketing turístico do Estado, que será entregue pela Chias Marketing até dezembro de 2009. “Nossos estudos vão identificar hábitos de consumo e demandas geradas por este canal de vendas do setor de viagens e turismo e dar suporte ao trabalho de operadores e agentes de turismo”, disse Walendowsky, que representou o Governo do Estado no evento de agentes de turismo catarinenses. O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte Gilmar Knaesel reforça a importância das ferramentas digitais no processo de promoção nos mercados nacional e internacional. “A Internet é um crescente instrumento de vendas e promoção para o turismo no mundo todo. Os destinos que querem estar nessa prateleira precisam desenvolver as ferramentas e estratégias específicas para esse perfil de consumidor no mercado de viagens e turismo”, afirma Knaesel.
Paralelamente aos debates dirigidos aos agentes de turismo no seminário da ABAV/SC, o espaço com estandes de operadoras e demais prestadores de serviços do setor recebeu visitantes durante todo o sábado. A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte levou o Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam com o turismo. O cadastro do Ministério do Turismo, em parceria com a Secretaria de Turismo de Santa Catarina oferece benefícios como a participação em eventos, feiras e ações do MTur, como o Salão do Turismo, Vai Brasil e Portal Hospedagem. Empresas e profissionais cadastrados também podem ter acesso a linhas de financiamento por meio de bancos oficiais e participar de programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério. O estande da SANTUR promoveu os destinos e roteiros das nove regiões turísticas catarinenses e teve a participação de Joinville, promovendo a Festa das Flores, São Francisco do Sul e Itajaí, que trouxe as princesas da Marejada, festa típica que recebe o apoio do Funturismo – Fundo de Incentivo ao Turismo - da Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte.
Informações adicionais: jornalista Christiane Santoro Balbys - tel:48 88431160 - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.