A estréia de Santa Catarina nas modalidades coletivas das Olimpíadas Escolares Brasileiras, nesta quarta-feira 16, em Poços de Caldas, foi de sucessos em quase todas as modalidades, com vitórias relativamente fáceis. A única exceção foi o handebol feminino da EEB Claudino Crestani de Palma Sola que foi derrotado pelo colégio Anísio Teixeira do Ceará por 21 a 14.No basquete feminino, por exemplo, as representantes do CE Chapecó, equipe campeã da competição em 2008, teve uma partida tranqüila contra a equipe de Alagoas, fazendo 69 a 42. Primeiramente as catarinenses fariam sua estréia contra o Amazonas, mas na noite da última terça-feira a tabela de jogos foi refeita devido a uma liminar da justiça que garantiu a participação dos atletas do Maranhão na disputa.Seno Augusto Moesch, técnico do time de Chapecó, disse que a estréia da equipe foi tranqüila apesar do time ter sofrido um pouco com a ansiedade do primeiro confronto. "Também tivemos problemas com a ala Bruna, que desde a viagem para Minas está com uma indisposição estomacal e foi poupada no jogo de hoje", disse o técnico.
Do grupo campeão em 2008, Seno conserva a armadora Mariana, que foi cestinha do seu time na partida contra as alagoanas, e ainda Naiara (ala).O basquete masculino do Colégio Evangélico Jaraguá também fez bonito na sua primeira partida, vencendo o EE Irene Gomes do Mato Grosso por 62 a 33. Nesta quinta-feira tanto o time feminino (16h), quanto o masculino (15h) enfrentam as equipes de Pernambuco (Colégio Atual).
Vôlei também faz estréia tranquila
O tornado que atingiu a cidade de Guaraciaba há pouco mais de uma semana, em Santa Catarina, apesar dos prejuízos causados na cidade do Extremo Oeste catarinense e das mortes, trouxe inspiração para as meninas da EEB Sara Kleinkauf moradoras da cidade. E foi de forma arrasadora como a de um tornado que elas entraram em quadra e venceram as adversárias desta quarta-feira, da escola Geronimo Santana de Rondônia com parciais de 25/8 e 25/5. "O grande diferencial nesta partida foi o saque, conseguimos usar muito bem este fundamento e as bolas estavam chegando fácil nas nossas mãos", avaliou o técnico Evelton Bollico. Nesta quinta-feira dia 17, as meninas do Sara Kleinkauf de Guaraciaba enfrentam o time do EE Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Mato Grosso às 16h. Já o vôlei masculino da EM Erwin Prade de Timbó também venceu com certa facilidade a partida contra o Colégio Christus de Fortaleza por 25/17 e 26/24. "A ansiedade da estréia sempre prejudica um pouco o jogo, mas conseguimos controlar a partida e vencer. Temos um time bastante alto e o bloqueio é uma das armas a serem usadas", disse o técnico catarinense Wagner.Nesta quinta, a equipe enfrenta o CEL do Rio de Janeiro, às 15h. Para o técnico catarinense esta partida será decisiva para as pretensões de avançar às semifinais. No ano passado, o mesmo time de Timbó esteve na disputa e perdeu justamente para esta equipe do Rio, e acabou ficando fora das semifinais.
Handebol masculino de olho na vaga da próxima fase
A primeira partida da equipe do Colégio São José de Itajaí nas Olimpíadas Escolares Brasileiras foi contra o time do Instituto Imaculada Conceição de Minas Gerais. E a vitória veio de maneira fácil, apesar do respeito que os atletas catarinenses tiveram, por se tratar do time representante dos mineiros.?No ano passado vencemos um jogo e empatamos dois e acabamos ficando fora das semifinais, então este ano fizemos um trabalho bem focado na competição e temos a certeza que estamos fazendo o nosso melhor?, disse a técnica Claudia Monteiro. Ela acredita no potencial do grupo, mas sabe das dificuldades, por isso tem trabalhando muito o lado emocional dos atletas.Nesta quinta-feira a equipe volta à quadra às 15h contra o Saint Louis de Sergipe. Já o time feminino do EEB Claudino Crestani de Palma Sola, volta a jogar às 8h30min contra o SEI do Mato Grosso do Sul.
ASCOM Fesporte