O especialista em Marketing Turístico, Josep Chias desembarca em Florianópolis neste domingo (23/08) para percorrer regiões turísticas de Santa Catarina, onde fará uma série de reuniões com gestores do turismo local e o trade. Esta é mais uma etapa pré-elaboração do Plano Catarina de marketing, que vai nortear as ações promocionais do Turismo catarinense até 2020. As reuniões acontecerão nas regiões turísticas do Vale Europeu, Caminho dos Príncipes, Costa Verde Mar, Serra Catarinense e Grande Florianópolis. Posteriormente serão realizadas reuniões nas demais regiões turísticas do Estado. A programação começa na segunda-feira (24/08) em Blumenau e Pomerode, onde o espanhol será recepcionado pelo secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel e pelo presidente da SANTUR, Valdir Walendowsky. A reunião técnica será no Clube Pomerode Cultural Recreativo e Esportivo, às 10 horas. No mesmo dia, Chias e técnicos da SOL e SANTUR seguem para Joinville, onde acontece, às 17 horas, no hotel Mercure Prinz Hotel.
Na terça (25/08), a reunião será em Balneário Camboriu, no hotel Bhally, às 15 horas. A região do Caminho dos Príncipes terá, além da reunião, visitas programadas ao Centro Histórico de São Francisco do Sul, Museu Nacional do Mar, na Costa Verde e Mar, visita ao parque Beto Carrero World. Na quarta-feira (26/08) Josep Chias e equipe realizam reunião na região da Serra Catarinense. O encontro será às 13:30, no Clube Recreativo União e Progresso em Urubicí, com visita programada a Serra do Rio do Rastro. A última região turística a ser visitada será a da Grande Florianópolis, com um roteiro de visitas aos principais atrativos turísticos da capital. A reunião com os gestores do turismo da Grande Florianópolis será na quinta-feira (27/08), às 09:30h horas, no hotel Baía Norte. A Chias Marketing é a consultoria contrata pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e SANTUR, para criar o Plano Catarina, Plano de Marketing Turístico para o Estado até 2020. A empresa, que já assinou 103 planos de marketing para destinos turísticos no mundo, criou a marca Brasil com o slogan "Brasil Sensacional", para a Embratur, bem como o plano de marketing turístico da Espanha, que tem como marca o famoso Sol de Miró.A empresa deverá entregar o Plano Catarina, que será executado pelo Estado, de acordo com as políticas estaduais de promoção da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e do Governo do Estado e SANTUR até o final deste ano. "Este é um caminho sem volta, vamos entrar numa nova era para o turismo, com mais profissionalismo e foco no que Santa Catarina espera alcançar a partir de seu posicionamento neste mercado. O Estado tem vocação e atributos para transformar esta indústria não poluente em um grande gerador de divisas", afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel. O presidente da Santur, Valdir Walendowsky aposta no avanço da promoção internacional de Santa Catarina a partir da aplicação do Plano Catarina. "Sabemos que a estratégia vai resultar em ações de longo prazo e tivemos, em todos esses anos, um trabalho constante em mercados estrangeiros que será à base deste novo momento da promoção de Santa Catarina no exterior", disse.