O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, participa nesta sexta-feira, (31/07) da Solenidade de Apresentação do Projeto Integrado de Turismo Brasil/ Argentina com a Revitalização da Nascente do Rio Peperi Guaçu, e do Lançamento do Projeto Líder para o Desenvolvimento Regional, do Sebrae Nacional. Na noite de quarta-feira (29/07) todas as pessoas envolvidas na organização do evento, realizaram o ensaio geral da solenidade e organização de toda a estrutura do evento. Ao todo são 130 pessoas envolvidas diretamente na organização do evento, na recepção e atendimento das autoridades regionais, estaduais, nacionais e internacionais, além da imprensa que se fará presente na solenidade. Muitas delegações irão chegar a Dionísio Cerqueira já na tarde desta quinta-feira (30/07) e toda a estrutura portuária, de segurança e hoteleira está organizada para receber as autoridades.
Segundo o vice-prefeito de Dionísio Cerqueira, Flávio Berté um dos objetivos desse evento é estimular os governos de Santa Catarina, Paraná, Misiones e o Ministério do Turismo, a disponibilizar recursos para que as obras do Projeto do Parque Turístico Ambiental de Integração tenham início ainda nesse ano. Já o projeto Líder tem recursos garantidos pelo Sebrae Nacional, conforme informou Berté. O Prefeito Municipal de Dionísio Cerqueira e Presidente do Consorcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), Altair Cardoso Rittes, informa ainda que muitas autoridades estarão presentes na solenidade, entre elas, os Ministros do Turismo do Brasil e da Argentina, Governador de Santa Catarina, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, o Secretário Adjunto do Turismo de SC, Secretário do Turismo do Paraná, Secretário da Casa Civil do Paraná, Chefe de Gabinete do Governador do Paraná, representante da Presidência da República, Governador de Misiones e Secretario do Turismo, Senadora Ideli Salvatti, Deputado Federal Cláudio Vignatti, além de parlamentares do Paraná e da Argentina, bem como 39 prefeitos da região, representantes do Ibama e o Presidente Nacional do Sebrae.
Projeto Integrado de Turismo Brasil/ Argentina: Revitalização da Nascente do Rio Peperi Guaçu
O Projeto do Parque Turístico Ambiental de Integração terá três mil metros de extensão na área de divisa Brasil/Argentina, unindo dois países, três estados (Paraná, Santa Catarina e Misiones) e três municípios (Barracão, Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen). Ele é dividido em várias etapas, sendo que a primeira delas é a Revitalização da Nascente do Rio Peperi Guaçu .
O objetivo é criar um local de integração, onde a união das duas culturas impulsione a atividade turística, comercial e cultural de toda a região. De acordo com os engenheiros e arquitetos responsáveis pelo projeto esse será um grande espaço natural com imponentes visuais, rodeados de atividades de recreação, culturais, comerciais, gastronômicas e desportivas.
Toda a estrutura do local, no que se refere a portais, marcos e imobiliários urbanos, irão ter um significado de integração entre os dois países, transformando o conceito de limite em lugar. Entendo como lugar, um espaço de intercambio cultural e social.
Projeto Líder para o Desenvolvimento Regional
O Projeto Líder para o Desenvolvimento Regional, do Sebrae nacional é um projeto piloto que foi iniciado no Rio Grande do Sul e agora contempla a região da Faixa de Fronteira, envolvendo 39 municípios da região extremo oeste de Santa Catarina, sudoeste do Paraná e quatro municípios Argentinos da Província de Misiones. O objetivo é estimular os gestores públicos a atuarem de forma empreendedora e em conjunto para favorecer o desenvolvimento da região em que estão inseridos.
O projeto líder terá nove etapas, destas as duas primeiras dizem respeito ao diagnóstico de potencialidades e dificuldades da região e as demais acontecerão nos sete municípios que foram escolhidos como sede do projeto, Dionísio Cerqueira, Barracão, Bernardo de Irigoyen, Santo Antonio do Sudoeste, Capanema, São Miguel do Oeste e Itapiranga. A previsão de inicio é para o mês de outubro.
Com informações da assessoria de imprensa de Dionísio Cerqueira