A- A A+

   Nesta quarta-feira (22) o 27º Festival de Dança de Joinville (SC) abre espaço para a reflexão. Das 8h30 às 18 horas estarão sendo realizados os Seminários de Dança. Nesta terceira edição o tema é “Dança e Educação – Como o dançarino aprende, com quem aprende e onde ensina” e um dos grandes diferenciais é que os participantes, formados principalmente pelo público acadêmico (universitários, mestres e doutores em dança), ganharam mais um dia: os encontros serão realizados de 22 a 25 de julho, no auditório da Câmara de Vereadores de Joinville, próximo ao Centreventos Cau Hansen. As palestras com 21 profissionais convidados acontecem nos três primeiros dias. No quarto dia, 25 de julho, o encontro é voltado para a prática, com apresentação de estudos produzidos nas universidades.

O resumo das conferências e dos Trabalhos Acadêmicos será reunido no livro Seminários de Dança 3 – Algumas Perguntas sobre Dança e Educação, a ser lançado em julho de 2010. Em 2009 estão sendo oferecidas 400 vagas para os interessados em participar dos seminários. Durante o evento também será lançado o livro “Seminários de Dança 2 – O que quer e o que pode (ess) a técnica”, com o relato das discussões desenvolvidas no ano passado. Todos os profissionais convidados para as conferências, debates e exercícios são pesquisadores renomados na área e, com suas experiências teóricas e práticas, provocarão os participantes a refletir, discutir e questionar assuntos do dia-adia da dança. No primeiro dia dos Seminários de Dança, o tema que irá permear os encontros é “Arte-educação & dança-educação”. Na abertura oficial o bailarino e maître do Balé Teatro Guairá, Jair Moraes, será homenageado. A primeira conferência é intitulada “Artes-educações: as abordagens são mesmo plurais?”. Logo depois será a vez de Isabel Marques discorrer sobre “Dança-educação ou dança e educação?”. À tarde estão programados o Exercício 1, com Márcia Strazzacappa, sobre “A tal ‘dança criativa’: afinal, que dança não seria?”; e a Conversa 1, com Kathya Godoy e Isabel Marques: “A dança na escola: o que já se sabe sobre esse diálogo?” Por volta das 17h30, haverá o lançamento e o coquetel de congraçamento do livro “Seminários de Dança 2”, que contém o resumo dos trabalhos do ano de 2008. 

 Os organizadores: 

Cristiane Wosniak - Mestre em Comunicação e Linguagens, especialista em Artes-Dança, Cristiane Wosniak é coordenadora, pesquisadora e professora de História da Dança e Composição Coreográfica no Curso de Dança da FAP, Paraná, além de coreógrafa da Téssera Companhia de Dança da UFPR. Autora do livro Dança, cine-dança, vídeo-dança e ciber-dança: dança, tecnologia e comunicação.

Nirvana Marinho - Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com a pesquisa “As políticas do corpo contemporâneo: Lia Rodrigues e Xavier le Roy”. Dançarina e teórica em dança, graduada em Dança - bacharelado e licenciatura em 1999 pela Unicamp. É coordenadora do Acervo Mariposa.

Roberto Pereira (in memoriam) - Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Mestre em Filosofi a pela Universidade de Viena -Áustria. Crítico de dança do Jornal do Brasil. Coordenador do Curso de Dança do Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - UniverCidade. Autor do livro A Formação do Balé Brasileiro (Rio de Janeiro: FGV, 2003) e organizador, com Silvia Soter, da coleção Lições de Dança (UniverCidade Editora). 

Assessoria de imprensa Festival de Dança de joiville

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito