A terça-feira (14/07) foi dia de decisões no Regional Leste/Norte da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) que está sendo disputado na cidade de São Bento do Sul. O penúltimo dia de competições teve a decisão de quatro modalidades com destaque para o futsal feminino, onde a equipe de Jaraguá do Sul saiu em desvantagem e acabou virando o jogo e vencendo a partida contra Blumenau por 4 a 2.Nas outras modalidades encerradas nesta terça-feira, Porto União foi o campeão do basquete masculino e Joinville foi o vencedor do vôlei feminino.
Ainda no handebol masculino, o troféu de campeão do Regional foi para Itapema, que jogou com a mesma equipe que foi campeã da Olesc no ano passado em Criciúma, disputando por São Francisco do Sul.Nas decisões desta terça-feira, a primeira modalidade a definir os classificados para a etapa Estadual da Olesc, de 15 a 22 de agosto em Tubarão, foi o vôlei feminino. Pela manhã, Camboriú e Guaramirim disputaram o terceiro lugar, com Camboriú vencendo a partida por 3 a 1 e garantindo a terceira vaga. As outras duas vagas eram de Blumenau e Joinville que disputaram o título da modalidade no início da tarde, com vitória de Joinville por 3 sets a 2 (25/20, 25/20, 22/25, 16/25 e 15/10).
Já no futsal feminino, a disputa de terceiro e quarto lugar envolveu Rio de Negrinho e Balneário Camboriú, com este último vencendo a partida por 7 a 3. Na decisão, duas equipes bastante equilibradas fizeram à decisão. Blumenau saiu na frente, na partida, marcou dois gols no primeiro tempo, mas Jaraguá ainda conseguiu descontar um gol a pouco menos de 1 minuto do encerramento da etapa inicial. No segundo tempo, Jaraguá empatou o jogo e assumiu a vantagem no placar. A poucos segundos do final a equipe jaraguaense ainda fez mais um gol que consolidou a vitória por 4 a 2.No basquete masculino a equipe de Itajaí garantiu o terceiro lugar e a vaga ao Estadual depois de vencer o time de Brusque por 60 a 41. Na decisão, o time da casa, São Bento do Sul fez um jogo muito equilibrado com Porto União, mas acabou perdendo por 66 a 62.No handebol masculino as quatro equipes que chegaram à fase final da disputa estavam classificadas para Tubarão. Na disputa do terceiro lugar, quem levou a melhor Blumenau que venceu São Bento do Sul por 20 a 16. Na briga pelo título Itapema fez 22 a 20 em Jaraguá do Sul.
Abertura da regional sul aconteceu na terça-feira (14)
“Paz no esporte”. Este foi o tema de abertura da etapa regional sul da Olimpíada Estudantil Catarinense, Olesc, realizada no início da noite de terça-feira (14/7) no ginásio de esportes Homero de Miranda Gomes, em Orleans.O ginásio completamente lotado aplaudiu a apresentação da Orquestra de Câmara de Orleans, que sob a batuta do maestro Julierme Blasius abriu a solenidade interpretando a música “Do seu jeito”, do grupo Jota Quest. Na parte protocolar da abertura, após a entrada dos 1.100 atletas das 30 delegações, a orquestra interpretou o Hino Nacional Brasileiro, para que as autoridades fizessem o hasteamento dos pavilhões, nacional, estadual, municipal e da Fesporte. Nas suas falas, o presidente da Fesporte, Cacá Pavanello elogiou a organização do evento e desejou boa sorte a todos; o gerente regional de educação de Criciúma, Arcângelo Nuemberg, enalteceu o esporte como forma de educação; e o vice-prefeito de Orleans em exercício, José Carlos Librelato, após dar as boas vindas a todos, desejou que o evento possa estreitar ainda mais o desejo de integração entre os atletas.A condução da tocha e o acendimento da pira olímpica foram feitos pelos atletas orleanenses, Luciana Medeiros Baggio (vôlei feminino), e Artur Zomer, (futsal masculino), este último vencedor do concurso da melhor frase sobre o tema da abertura, realizado pela organização do evento ??viver a paz no esporte é dizer não à violência e conquistar vitórias?. A atleta do futsal feminino, Taise Borges Telles pronunciou o “juramento do atleta”.Logo após a “Oficina de Dança”, da Escola Barriga Verde, coordenada pela professora Renata Jung, apresentou a seqüência de dança “por uma cultura de paz”, que passou do clássico ao rock.A solenidade foi encerrada com o “Tema da Vitória”, mais uma vez interpretado pela Orquestra de Câmara de Orleans.
ASCOM Fesporte