O secretário Gilmar Knaesel aproveitou a posse da nova diretoria da Associação de Turismo, Hidrotermal de Santa Catarina, nesta terça-feira (14/07), em Santo Amaro da Imperatriz, para anunciar para o próximo mês o lançamento do programa Viver Santa Catarina, que promoverá o turismo interno e a visitação de destinos das nove regiões turísticas do Estado pelos catarinenses, durante o ano inteiro. O Turismo rural, de compras, ecotuismo, religioso, gastronômico e hidrotermal estarão nos pacotes e roteiros comercializados em Santa Catarina. Com 14 instâncias hidrotermais nas regiões Sul, Norte, Oeste e na Grande Florianópolis, o estado é dos mais importantes destinos nacionais dentro deste segmento. A qualidade da água mineral catarinense, envasada para o consumo ou utilizada para imersão, com objetivos terapêuticos, favorece ainda mais o segmento turístico hidrotermal no estado.
O presidente da Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral, Oberdan Vilain Jr., presente ao evento, disse que o desenvolvimento do turismo hidrotermal será importante para a divulgação da posição que Santa Catarina ocupa neste mercado cada vez mais direcionado ao bem estar e qualidade de vida. Segundo Vilain Jr., Santa Catarina possui o inédito selo NSF que permite a exportação da água envasada para o mercado norte-americano. O presidente da ACINAM também anunciou a recente conquista da certificação ISO 22000, direcionada ao setor de alimentos. A nova diretoria Wilson Macedo, fundador há cinco anos da ATHISC, entregou o mandato ao novo presidente, Eduardo Pereira Mello, com a missão de um novo foco ao segmento hidrotermal. "Temos de divulgar mais, internamente e externamente, o turismo hidrotermal em Santa Catarina e, junto com o Governo do Estado, organizar e promover este segmento para que o potencial catarinense neste mercado seja totalmente aproveitado em benefício do turismo e da economia nas regiões onde estão as instâncias hidrotermais", disse Macedo. Na ocasião, a ATHISC lançou também a revista Santa Catarina - Turismo Hidrotermal - em portugês, inglês e italiano. O secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, disse que este é um produto que contribuirá para o desenvolvimento do turismo não sazonal em Santa Catarina de acordo com a política nacional de segmentação do turismo, que neste ano está nas prioridades da gerência de Políticas de Turismo da Secretaria. "A promoção, por meio da Santur, deverá seguir esta estratégia, dando enfoque aos produtos e segmentos ofertados nas nove regiões turísticas do estado", disse o secretário ao mencionar o Plano Catarina, que a consultoria Chias Marketing entregará até o final deste ano. Knaesel creditou o avanço do desevolvimento o turismo em Santa Catarina a criação do Funturismo - Fundo de Incentivo ao Turismo - e ao Plano de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Esporte - PDIL.