O ministro do Turismo, Luiz Barretto, participa nesta quinta-feira, dia 25, às 17 horas, da abertura do 4º Encontro Catarinense de Turismo (ECATUR 2009). O evento acontece no Costão do Santinho, na praia do Santinho, Florianópolis (SC). Barreto será recepcionado pelo governador Luiz Henrique da Silveira e pelo secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, além de outras autoridades estaduais e municipais. Empresários, membros do Conselho Estadual de Turismo e representantes do trade catarinense. A Palestra Magna será proferida sexta-feira (26), das 14h30 às 16h30, pelo ex-presidente da Embratur, ex-ministro do Turismo e atual presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho, considerado um dos maiores especialistas do setor, com o tema geral do evento - "Demandas para um Turismo de Qualidade".
FeirasApós a abertura oficial do Ecatur, ocorre a inauguração das duas feiras de negócios: a 21ª EXPROTEL (Exposição de Produtos para Hotéis) e a FECATUR 2009 (Feira Catarinense de Agentes de Viagens) para as agências de receptivo. O público presente será brindado com um espetáculo surpresa. O evento também vai reunir o 23º ENCATHO (Encontro Catarinense de Hoteleiros), o 7º Seminário de Turismo e Hotelaria e o 3º Ciclo de Oficinas de Atualização. Um resumo de discussões e necessidades, com propostas que visem aperfeiçoar o turismo de lazer e negócios no Estado, será entregue ao governador Luiz Henrique da Silveira.Atualmente Santa Catarina conta com cerca de 2.750 meios de hospedagem entre hotéis, resorts, pousadas, hotéis-fazenda, albergues, hospedarias e outros. A predominância é de hotéis do tipo tradicional, com administração familiar, embora tenha crescido nos últimos anos a presença de hotéis de rede no Estado e a profissionalização das empresas do tipo familiar.
Encontro do Trade
No dia 27 (sábado), das 14h30 às 16h30, ocorre o debate do trade sobre: “Demandas para um Turismo de Qualidade”, com a participação dos presidentes das entidades organizadoras. O encontro será mediado pelo jornalista Moacir Pereira, que já participou de debates anteriores do trade. Cada representante vai levar para a discussão os problemas do setor, colocando em pauta a infraestrutura, atendimento, serviços, recepção aos turistas, comércio. Também será discutido o papel de cada organização como entidade de turismo, propiciando a troca de experiências, soluções e convergências de toda a esfera do turismo para a elaboração de um plano para o estado de Santa Catarina. “Será uma oportunidade para o trade debater questões cruciais, em especial o saneamento básico e a falta do aeroporto internacional na Capital”, destaca o presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz. Participam as seguintes entidades promotoras: ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), ABAV/SC (Associação Brasileira de Agências de Viagens), ABEOC/SC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), ABRASEL/SC (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), FHORESC (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de SC), ABRAJET/SC (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) e FC&VB (Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado de SC).
Jornalismo
Mais de 60 jornalistas de todo o país vão fazer a cobertura do 4º Ecatur. Mídias de expressão nacional como Mercado & Eventos e Folha do Turismo, Jornal do Turismo, Hôtelier News, Revista Hotéis e Revista dos Eventos, estão entre os inscritos. O evento também atraiu jornalistas de veículos como o Jornal Internacional do Turismo (circulação no Brasil e Europa), da Argentina e Uruguai. O representante uruguaio, presidente da Asociación Mundial de Periodistas Latinos de Turismo (Vision) e Asociación de Prensa Turística y Turismo del Uruguay (Apttur), Júlio Debali Infante, vai ministrar uma oficina, no sábado (27), das 16h30 às 17h30, sobre: “Como o hoteleiro pode se beneficiar do Jornalismo de Turismo”.
Assessoria de Imprensa Ecatur