A- A A+

O Esporte e o crescimento urbano estão em pauta no 8º Fórum Internacional de Esportes aberto nesta quarta-feira, 28, em Florianópolis. Reunidos no Centrosul, profissionais, dirigentes, autoridades e acadêmicos terão uma programação de palestras, feira, debates e  demais atividades de capacitação esportiva até o dia 30. O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, representando o Governo do Estado na cerimônia discursou sobre a política para o setor em Santa Catarina com ênfase no incentivo a atletas, federações, clubes e equipes em diversas modalidades. Knaesel também divulgou os investimentos em infra-estrutura em todas as regiões do Estado. “Até o final do ano teremos construído 15 Arenas Multiuso em Santa Catarina. Temos mais de 100 novos ginásios esportivos de acordo com os padrões exigidos para competições de todos os portes”, afirmou.

 

O Fundesporte, Fundo de Incentivo ao Esporte, segundo o secretário, é um mecanismo importante no atual momento catarinense em várias modalidades como o Fustsal, Voleibol, Futebol e Atletismo. Outro aspecto relevante da atual política da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte com a Fesporte, segundo Knaesel,  é o apoio aos grandes eventos internacionais e a realização do calendário esportivo catarinense pela Fesporte. Integrado ao turismo em Santa Catarina, o esporte é uma valiosa vitrine para o Estado, disse o secretário. “Nos próximos dias teremos na capital 1.500 atletas para disputarem uma etapa do Ironman, mais uma edição do Arena Cross e o campeonato brasileiro de Showbol. Temos ainda a Semana Guga Kuerten, o mundial de surfe – WTC, em julho e tantos outros eventos esportivos com cobertura mundial em nosso Estado. Santa Catarina ganha visibilidade e movimenta sua economia local recebendo eventos deste nível”, disse Gilmar Knaesel, que encerrou sua presença na abertura do 8º Fórum Internacional de Esportes com a palestra “Panoramas da Copa do Mundo de 2014”. O secretário apresentou as ações do Comitê Executivo de Candidatura à cidade-sede dos jogos do mundial de futebol e exibiu o vídeo oficial “Copa do Mundo de 2014 – Santa Catarina estará nessa” que marcou todas os momentos de defesa da candidatura da capital catarinense a sediar o maior evento esportivo do planeta diante da FIFA os últimos dois anos. Depois de apontar os itens mais decisivos nos quais Santa Catarina concentra as condições de sediar jogos da Copa do Mundo – segurança, saúde, estádio, infra-estrutura e turismo – o secretário declarou: “Se a escolha for técnica, estaremos entre as cidades-sede da Copa. Fizemos nossa lição de casa, cumprimos com todos os encargos e recebemos boas avaliações em todas as defesas e inspeções da FIFA. Agora é torcer e esperar o resultado, e que este seja positivo.”

A segunda palestra de abertura foi do jornalista da Rede Globo João Pedro Paes Leme com o tema “Personagens de uma mudança silenciosa”. A abertura do Fórum contou com as presenças do presidente da Fesporte, Cacá Pavanello, do presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, Alexandre Manguilhot, do presidente do Conselho Federal de Educação Física e Academia Olímpica Brasileira,Jorge Steinhilber, do presidente do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina, Mariano Tessari, do presidente da Federação de Esportes de Santa Catarina, Samuel Linhares, do presidente da Unesporte, realizadora do Fórum, Adalir Pecos Brossati, do representante do Ministério do Turismo, João Ghizoni, do representante da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Adriano Zanotto e da representante da Unisul Vanessa Francalaci. O homenageado do Fórum é o professor Manoel Tubino, que morreu em dezembro do ano passado e deixou seu legado para o esporte no Brasil.

 

ASCOM Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte 

 
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito