Na manhã desta segunda-feira (25), aconteceu no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, uma reunião do Conselho Estadual de Turismo, visando apresentar aos conselheiros e autoridades do turismo catarinense um balanço das atividades que ocorreram durante o WTTC, que ocorreu no Costão do Santinho, em Florianópolis, de 14 a 17 de maio.
Estiveram presentes o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, o diretor geral da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Guilberto Savedra e o presidente do Conselho Estadual de Turismo, Fernando Marcondes de Mattos. O objetivo do encontro desta manhã foi apresentar ao Conselho um balanço do evento que trouxe grandes nomes do turismo mundial ao Estado. Guilberto Savedra, destacou dados e informações que foram apresentados por palestrantes durante o WTTC.
Os assuntos abordados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministro do Turismo, Luiz Barreto, e pelo governador do Estado Luiz Henrique da Silveira, estiveram entre as informações destacadas pelo diretor geral. Os dados passados aos participantes durante o evento também foram destaque: 12,5% da participação do PIB – Produto Interno Bruto brasileiro são do turismo, cerca de R$14,8 bilhões; 11,9% da força de trabalho brasileira é gerada pelo turismo; o Brasil está entre os 181 países com maior potencial turístico. Savedra ainda ressaltou que estes são apenas dados preliminares. “Nosso objetivo é fazer um seminário de avaliação do WTTC daqui a 90 dias para apresentar a população, aos acadêmicos, ao trade e ao conselho. E aí sim, termos as informações que nos foram disponibilizadas durante o evento analisadas com maior detalhamento”, explicou. O secretário Gilmar Knaesel destacou a importância da realização de um evento deste porte no Estado. “Santa Catarina tem muito potencial turístico e o WTTC voltou os olhares de turistas e investidores de todo o mundo para as belezas do Estado, com certeza o evento é um divisor de águas para Santa Catarina”, ressalta.
ASCOM - Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte