A- A A+

Com o tema “Oceanos que nos unem”, o congresso de Setúbal – entre muitas deliberações – instituiu Vice-Presidências para cada Continente, responsáveis pela articulação dos membros que dele fazem parte. A Praia do Rosa passa a ser referência para todo Continente Americano, representada por Enrique Litman, Presidente da PROA (Pousadas do Rosa Associadas) e do IBF (Instituto Baleia Franca). Em nível internacional, o Presidente do Clube, o francês Jerôme Bignon,foi reconduzido ao cargo por mais três anos.Sustentabilidade e turismo ético é o grande direcionamento firmado entre os integrantes desta ONG que conta com chancela da Unesco.  

Temas ambientais, como preservação da fauna e flora, aquecimento global, resíduos sólidos, conservação dos ecossistemas e redução de consumo devem nortear o trabalho de cada baía, visando sua manutenção no Clube. “Nossa responsabilidade, a partir de agora, será ainda maior, pois à frente do Continente Americano precisamos articular parcerias e reforçar a proposta conjunta”, resume Litman. Ele adianta que ainda neste ano deve ser realizada reunião das baías de língua portuguesa, considerando que, atualmente, Brasil, Portugal, Moçambique e Cabo Verde estão representados no Clube.Durante o Congresso em Setúbal, três novas baías foram admitidas: Lang Co Hue (Vietnã) -  a terceira deste país que irá sediar o próximo congresso, em 2011) -, a Baía de Pemba (Moçambique) e Cartagena das Índias (Colômbia).

A Praia do Rosa - que recebeu o titulo em 2003 e é a única brasileira - foi selecionada por fazer parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, por ser núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, pela beleza cênica e por sua preservação ambiental.

 

Assessoria de Imprensa PROA

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito