A abertura do Congresso Mundial de Turismo do WTTC, em Florianópolis foi pontuada pelos discursos otimistas em torno da recuperação e avanço da economia mundial, mesmo em tempos de crise. A cerimônia reuniu os mais expressivos investidores do setor turístico e autoridades brasileiras, com a presença do presidente da república, Luis Inácio Lula da Silva. O presidente do WTTC, Jean Claude Boumgarten deu as boas-vindas aos participantes dizendo que o Brasil é um destino que surgiu no mercado internacional do turismo com uma nova visão do negócio que emprega e gera divisas em todo o mundo. “Tivemos a certeza de que escolhemos o lugar certo por perceber que o Brasil enxerga no turismo uma atividade importante em sua economia e é um País que está crescendo neste cenário e ganhando cada vez mais visibilidade”, afirmou Boumgarten. "Nunca vi um País com tanto potencial pra o turismo. Não se sintam desencorajados a prosseguir, nem diante das crises que possam vir. O turismo é uma saída para a recuperação da economia neste momento”, completou o executivo do WTTC, geoffrey Kent.
Parcerias público-privadas, que inspiram o tema do congresso, Parcerias reais energizando economias, foram defendidas nos discursos da noite de abertura do evento mais esperado pelo setor de turismo do Brasil neste ano. Jefrey Kent disse que os gestores privados estão dispostos a compor com as administrações públicas para desenvolver o turismo no mundo. O ministro do Turismo, Luiz Barreto apresentou dados sobre o desempenho do turismo na economia do mundo e do Brasil e disse que o Brasil é um dos destinos mais promissores para receber investimentos atualmente. “O ambiente de crise não pode servir de pretexto para inibir ações e investimentos no turismo”, afirmou. O governador Luiz Henrique da Silveira defendeu o turismo, a cultura e o esporte como áreas que, de maneira integrada beneficiam a organização do lazer, que é matéria-prima do turismo. “Santa Catarina tem vocação para o turismo, temos índices de qualidade de vida competitivos e condições legais para desenvolver o turismo de maneira sustentável”, disse o governador, referindo-se a legislação ambiental de Santa Catarina.
O presidente Lula defendeu a política nacional de turismo, os investimentos em infra-estrutura e a ousadia. “Provavelmente temos o maior potencial turístico do mundo, mas nem sabemos”, afirmou ao enumerar a riqueza preservada em patrimônio histórico-cultural no Brasil e a diversidade do destino que, segundo o presidente, deixou de ser apenas “discurso eleitoral" para ter uma política efeitva de turismo a seu favor.
Participaram da cerimônia no Costão do Santinho, o vice-governador Leonel Pavan, o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Jorginho Mello, a senadora Ideli Salvatti, a presidente da Embratur Jeanine Pires, o ministro da pesca e aquicultura Altemir Gregolim, além de deputados federais e autoridades do turismo.
ASCOM Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte