A Comissão de Organização e Acompanhamento (COA) do Edital Elisabete Anderle de Estímulo a Cultura, promovido pelo Governo do Estado, está dando início à primeira etapa de avaliação do edital. Na segunda-feira (18), começa a abertura dos envelopes de habilitação dos 1.424 projetos concorrentes, com a verificação da documentação apresentada por cada um.Os envelopes serão abertos das 13h às 19h, na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A abertura será dividida por áreas: dia 18/05 (segunda-feira) envelopes da área
Artes Visuais, dia 19/05 (terça-feira) envelopes da área de
Teatro, dia 20/05 (quarta-feira) envelopes da área de
Música, dia 21/05 (quinta-feira) envelopes das áreas
Artes Populares e
Patrimônio Cultural e dia 22/05 (sexta-feira) envelopes das áreas de
Letras e
Dança. "O edital prevê R$ 6,9 milhões a serem distribuidos para as mais diversas áreas da cultura e coloca em prática a política de incentivo à produção catarinense em todo o Estado", afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel.
A segunda etapa de avaliação do Edital Elisabete Anderle, com o julgamento dos projetos, está prevista ser realizada entre 15 e 19 de junho de 2009. Como lembra a presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Anita Pires, o objetivo geral do edital é apoiar iniciativas culturais e artísticas que se revistam de interesse social, buscando a ampliação das oportunidades de criação, distribuição e fruição dos bens culturais e a construção permanente de uma cidadania que incorpore a memória e a diversidade da sociedade catarinense, bem como amplie o acesso à cultura. Entidades públicas, como fundações municipais de cultura, não puderam participar.
Promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, o Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura foi criado com o objetivo de estimular a produção, circulação, pesquisa, formação, preservação e difusão cultural no Estado. Apoiado pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Conselho Estadual de Cultura (CEC), o edital contempla um investimento total de R$ 6,8 milhões. Somando as sete áreas, um total de 229 projetos serão selecionados.
Número de projetos por área:Artes Populares: 119 projetos
(Folclore, Artesanato, Artes Circenses)
Artes Visuais: 275 projetos(Projetos e Obras e Bolsas de Execução)
Dança: 125 projetos(Projetos e Circulação)
Letras: 221 projetos(Publicação e Escritor na Escola)
Música: 332 projetos(Gravação de CD/DVD)
Patrimônio Cultural: 147 projetos(Imaterial, Material, Acervos e Museus)
Teatro: 203 projetos(Circulação, Montagem e Pesquisa)
Projetos não identificados por área: 02
Total de projetos: 1.424
Assessoria de Imprensa FCC