O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, participou na manhã desta quinta-feira (30), em São Paulo, da coletiva de lançamento da 9ª Conferência Global de Viagem e Turismo, que acontecerá de 14 a 17 de maio, em Florianópolis. Junto do presidente do WTTC (Conselho Mundial de Viagem e Turismo, da sigla em inglês), Jean-Claude Baumgaurten, da executiva do WTTC, Ufi Ibrahim e da presidente da Embratur, Jeanine Pires, o governador explicou as razões de SC ter sido escolhida para sediar o evento. "A escolha de Santa Catarina para sediar este evento, que acontece pela primeira vez na América Latina, demonstra o grande potencial do Estado e do País para o Turismo", observou Luiz Henrique. O secretário deEstado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, foi representado pelo diretor geral da Secretaria Guilberto Savedra. "Será um grande momento para Santa Catarina no contexto mundial do turismo. Aproveitaremos a realização do evento para fortalecer também as políticas estaduais de desenvolvimento do setor, criando o Fórum Estadual de Secretários de Turismo", afirma Knaesel, reforçando a importância de discutir com todos os municípios que compreendem as nove regiões turísticas do Estado, as ações e investimentos para esta área.
De acordo com o presidente do WTTC, Jean-Claude Baumgarten, esta edição acontece em um momento crucial para o Conselho. "Estamos em um momento de crise econômica mundial e o Turismo, assim como todos os segmentos, serão afetados. Para reduzir os efeitos perversos, é preciso fazer jus ao tema do evento - Parcerias Reais: Energizando economias - e agir para melhor atender ao turista", afirmou.
Para o secretário especial de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz, o evento coloca o Estado na vitrine mundial do Turismo. "Os maiores investidores vão estar em Santa Catarina e já existem grupos interessados, o que vai gerar uma grande exposição do Estado e trazer altos investimentos", disse Lummertz.
A reunião do WTTC é anual e teve sua última edição realizada em Dubai. Em Florianópolis, o local escolhido foi o Costão do Santinho Resort, que construiu um espaço especialmente para a ocasião, o International Events enter (IEC). Líderes governamentais e executivos das 100 empresas mais expressivas do segmento participarão da conferência.
Formatados para estimular a discussão aberta, os mais de dez fóruns versam sobre temas em torno do impacto do Turismo sustentável na economia atual e perspectivas de crescimento do segmento, que no Brasil fatura U$ 40 bilhões e cria cerca de seis milhões de oportunidades de empregos anualmente. Como grandes apoiadores do evento estão o Governo do Estado de Santa Catarina, Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e Ministério do Turismo.
Com Secretaria de Estado de Comunicação