Com uma programação especial, o maior Parque Religioso de Santa Catarina celebrará no domingo, 11 de fevereiro, os 166 anos da Aparição de Nossa Senhora de Lourdes. As festividades começam às 8 horas da manhã com uma missa festiva na Igreja Matriz Santo Estêvão e, excepcionalmente nesse dia, o acesso ao complexo será gratuito.
A programação foi preparada em parceria com a Paróquia Santo Estevão e a Administração Municipal. Os participantes podem contribuir com alimentos não perecíveis para fazer doação às entidades beneficentes do município de Ituporanga.
Logo após a celebração os fiéis podem acompanhar o passeio da imagem pelo Rio Itajaí do Sul e de cima da Ponte Vitório Sens participar da “chuva” de pétalas para homenagear a padroeira dos enfermos. As festividades continuam com o envio da estátua que irá visitar os bairros da cidade e uma missa de Ação de Graças na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes inaugurada em 1949, em Ituporanga. No período da tarde, a programação do evento se concentra no complexo Religioso que foi construído em homenagem a Imaculada Conceição que apareceu na França em 1858.
De acordo com a diretora do complexo Adriane Rengel, além da entrada gratuita durante todo o domingo, por volta das 17h30min vai iniciar uma concentração no Terço Suspenso para iniciar a programação da Caravana Missionária de Jesus das Santas Chagas que é realizada pela equipe da TV Evangelizar. “Trazer a Caravana Missionária já era uma ideia antiga e conseguimos essa parceria para essa data que é tão especial para nós e acreditamos que será um momento único. Após a concentração no Terço, terá um momento de pregação, o terço das Santas Chagas, a subida pelas escadarias com velas e a missa eucarística aos pés de Nossa Senhora de Lourdes”, explica a diretora.
Na data será realizada uma peregrinação beneficente organizada pela Associação Caminho do Louvor.
Nossa Senhora de Lourdes é conhecida como a santa das curas milagrosas e intercede por aqueles que sofrem de diversos males do corpo e da alma. Ela é celebrada no dia 11 de fevereiro, data em que se deu sua primeira aparição para a menina camponesa chamada Bernadette Soubirous . Ao todo foram 18 aparições que ocorreram no ano de 1858, em uma gruta na cidade de Lourdes na França.