A- A A+

 

 A pré-estréia do documentário Sem Palavras, nesta segunda-feira, dia 27, em Pomerode teve platéia lotada, em maioria pela população da cidade mais alemã do Brasil. Autoridades municipais, como o prefeito da cidade, Paulo Maurício Pizzolatti, e a vice-prefeita Gladis Knaesel e todo o secretariado do Município, produtores culturais e historiadores prestigiaram a exibição em primeira mão do documentário dirigido por Kátia Klock, que recebeu o recurso para a realização do filme no último Edital Cinemateca Catarinense. Sem Palavras aborda um período durante a segunda Guerra Mundial, em que os imigrantes alemães e seus descendentes foram proibidos de falar o idioma em território brasileiro.

 

A história é reconstruída sob o ponto de vista da memória de pessoas que viveram esse período de medo e repressão ainda na infância e na juventude. Gente que viu seus pais, avós, tios e tias serem presos ou ameaçados pela ordem vigente. Crianças que sofreram com o preconceito nas escolas, nas ruas de suas cidades e que tiveram de aprender a falar português para fazer o que os mais velhos não podiam mais, como ir as compras no comércio local. “A memória é um recurso muito especial para contarmos uma história como esta, que esteve restrita a pesquisas no meio acadêmico e uma versão oficial pouco difundida”, explicou a documentarista Kátia Klock, antes de exibir o média-metragem. O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, elogiou a coragem da diretora e sua sensibilidade na abordagem do tema. Natural de Pomerode, Knaesel, assim como muitos na platéia da noite de estréia de Sem Palavras, ficaram emocionados com os testemunhos descendentes de várias cidades catarinenses no filme.

Sem Palavras foi lançado dentro do calendário de comemorações dos 180 Anos da Imigração Alemã em Santa Catarina e será exibido ainda nas cidades de Joinville, Blumenau e Florianópolis. Santa Catarina terá, até março de 2010, um cronograma com 180 ações, valorizando a cultura e a tradição alemã no Estado. Os projetos recebem o incentivo do Fundo Estadual de Cultura – Funcultural – e Fundo Estadual de Esporte – Fundesporte.    

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito