A- A A+

Incentivar e estimular os estudantes catarinenses a buscar novas fontes de pesquisa, além da internet, é o objetivo do Concurso de Redação que o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC) lança no dia 29 de abril. A ação faz parte das comemorações dos 113 anos do Instituto e dos 180 anos da Imigração Alemã em Santa Catarina, já que o tema é A imigração alemã e a mulher.  O primeiro concurso de redação promovido pelo IHGSC tem o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, do Funcultural, da Secretaria de Estado da Educação, do Governo do Estado e do Instituto Carl Hoepcke. Para o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, esse tipo de ação é um grande incentivo ao aprendizado das crianças. “Além de despertar nos estudantes o interesse pela pesquisa, já que terão que procurar em fontes como livros, museus e acervos  para escrever a redação, eles conhecerão melhor a história dos alemães em Santa Catarina. É um concurso que só acrescenta e traz conhecimento para todos”, afirma.         

  

 Para o presidente do IHGSC, Carlos Humberto Correa, com a busca pela pesquisa, será possível divulgar o Instituto e estimular os estudantes e a comunidade a frequentarem o espaço. “Temos o maior acervo sobre Santa Catarina e grande arquivo fotográfico, mas poucos conhecem. Queremos que os estudantes da Grande Florianópolis conheçam nossa biblioteca e das demais localidades visitem as instituições e os arquivos públicos”, explica Correa. O tema também será abordado no  III Simpósio sobre Imigração e Cultura Alemã, que acontece em Florianópolis entre nos dias 7 e 8 de maio. Na palestra 180 anos da imigração alemã em Santa Catarina: a imigração alemã e a mulher a professora Maria Luiza Renaux, doutora em história social pela Universidade de São Paulo, falará sobre a história e os estudos sobre a participação da mulher na colonização do Estado. 

O concurso terá como ponto principal, a premiação que acontecerá no Colóquio Ibero Sul Americano de História, que acontece em setembro em Florianópolis. O evento irá reunir representantes de Academias e Institutos Históricos da Argentina, Urugruai, Paraguai, Chile, Bolívia, Brasil, Espanha e Portugal e de Institutos Históricos e Geográficos estaduais brasileiros. No encontro serão apresentadas a importância das instituições internacionais e estaduais e os trabalhos desenvolvidos por cada uma delas. No dia 9 de setembro, os autores dos três melhores textos ganharão um microcomputador com impressora, troféu e certificado, além da publicação do trabalho na Revista Anual do IHGSC. Os professores que orientarem o processo de pesquisa e escrita ganharão um notebook e a escola onde o estudante estiver matriculado receberá um microcomputador completo ou um data show, conforme a preferência. As inscrições iniciam no dia do lançamento, 29 de abril, e encerram em 4 de agosto. Os estudantes podem buscar mais informações nas secretarias das escolas e nas Gerências Regionais de Educação – GEREDs. O resultado do concurso será divulgado no dia 4 de setembro, no site do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, e os prêmios serão entregues no dia 9.  

180 anos da Imigração Alemã em Santa Catarina 

Passados 180 anos da chegada dos primeiros alemães em solo catarinense, os imigrantes conquistaram diferentes regiões, contribuíram para o desenvolvimento das cidades e, hoje, Santa Catarina é considerado o Estado mais alemão do Brasil. Para comemorar os 180 anos dessa imigração em Santa Catarina, a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte organiza eventos culturais, esportivos, religiosos e gastronômicos que envolvem os 164 municípios de origem alemã.

 O secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, que está à frente das comemorações, pretende, ao longo deste ano, promover a preservação da cultura e do legado alemão catarinense. “Queremos envolver o maior número de descendentes nas ações espalhadas por todo o Estado. Vamos focar nossos esforços para alcançar esse objetivo”, afirma Knaesel. Estão programadas apresentações típicas, lançamento de livros sobre a colonização alemã, a publicação de uma  revista de gastronomia com receitas típicas e competições esportivas nas quais os alemães e descendentes são craques: tiro, bolão e bocha. Também será realizado um simpósio sobre imigração alemã, montagem da ópera "O Imigrante", apresentação de orquestras de diversos municípios apresentando composições de autores germânicos, reedição de livros  referentes  à  imigração, entre outros  eventos que vão resgatar um pouco dessa história. A participação em feiras e festas das comunidades alemãs é outro foco da Secretaria. “Vamos estar juntos com os descendentes nas diferentes comemorações para disseminar ainda mais a cultura alemã”, afirma Knaesel.

 

Assessoria de comunicação do evento

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito