Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), nesta sexta (8) começa a quarta edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, na Serra Catarinense, seguindo até o próximo dia 11 de abril.
Foto: Divulgação Santur
A premiação, promovida pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), obteve mais de 100 inscritos e tem o objetivo de reconhecer iniciativas de superação aos problemas enfrentados pelo setor frente à pandemia de Covid-19. Os vencedores serão conhecidos no dia 10 de abril, durante evento na Serra Catarinense.
- Mesmo com a crise que o setor turístico enfrentou diante da pandemia, com a ajuda do Governo do Estado conseguimos abrir as portas e ajudar os municípios a se estruturarem. É um grande privilégio poder participar do Prêmio Braztoa 2022 pois com toda certeza esse evento vem para coroar esse trabalho feito até aqui - afirmou o presidente da Santur, Henrique Matos.
Com atividades para lá de importantes programadas em cinco municípios como ciclo de palestras, degustações, Seeds e visitações, além do Lançamento do Anuário Braztoa 2022, com informações que irão traçar o contexto econômico do segmento de viagens de lazer e do comportamento do turista.
Confira a programação completa
8 de abril - A partir das 14:30h, início do evento em Lages, no Centro Serra Estação Turismo, com o lançamento do Anuário Braztoa, seguidos de palestras;
9 de abril - Visitação em vinícolas de São Joaquim e pontos turísticos da região;
10 de abril - Estão programados roteiros de visitação turística aos municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Lages, onde haverá um percurso Off Road pela rota da Coxilha Rica, além de cavalgada pelo Caminho das Tropas.
Foto: Divulgação Santur
Na edição deste ano, os participantes foram avaliados a partir de um ponto em comum: a resiliência e seus resultados práticos. Entre os pontos observados estão se eles desenvolveram iniciativas sustentáveis em seus projetos que lhes permitiram sobreviver e se reinventar na pandemia, se impactaram positivamente as pessoas e o planeta e quais os resultados econômicos.
A edição que traz como tema central a Resiliência, buscando trazer luz às ações sustentáveis adotadas nos negócios ou destinos, contou com 104 inscrições realizadas e dentre estas apenas 10 foram escolhidas para disputar os 5 lugares do pódio.
Confira as iniciativas finalistas
1a CIttaslow do Brasil “Cidade do Bem Viver”, Secretaria Municipal de Turismo de Socorro
Amastour Turismo de Favela, Amastour Turismo de Favela
BWT - Better World Together 2020/2022, BWT Operadora
CapacitaFOZ, Itaipu Binacional
Conexão Baré, Braziliando Viagens e Vivências
Connection Experience, Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos
Festival Gastronômico de Tubarão, Associação Empresarial - Núcleo de Gastronomia
Joinville Cidade de Experiência, Sebrae Santa Catarina – Gerência Regional Norte
Matula Mineira Comidas de Viagem e Outras Memórias, Flanar Turismo
Vivalá durante a pandemia, Vivalá